Cidade de Goiás

Cidade de Goiás, orgulho nacional!

Arphos - cidade de Goiás

Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, também conhecida como Goiás Velho. Fundada em 1729, no auge do ciclo do ouro, a cidade foi capital do estado de Goiás até 1937, quando a sede do governo foi transferida para Goiânia. O que ficou por lá foi um acervo histórico e arquitetônico que vale cada segundo de passeio e conhecimento.

 

Goiás Velho, Cidade de Goiás ou Villa Boa de Goyaz?
Em 1736, pouco depois de sua fundação, o nome era Vila Boa de Goyaz. Depois tornou-se simplesmente Goiás. Usa-se o Cidade apenas para diferenciar do nome do estado. Goiás Velho é apenas um apelido da velha capital. Mesmo com a mudança de nome, quem nasce lá ainda é chamado de vilaboense.

Quando ir para a cidade de Goiás Velho

Atravessada pelo Rio Vermelho e aos pés da Serra Dourada, a Cidade de Goiás é quente, úmida e abafada o ano inteiro. Tem basicamente duas estações do ano, a seca e a chuvosa. Para fazer turismo sem sofrimento, a melhor época é na estação seca, nos meses de maiojunhojulhoagosto e setembro. Desses, prefira junho e julho, quando as temperaturas são mais agradáveis, numa média de 17 ºC a 32 ºC. E é praticamente impossível chover nesses meses.

No restante do ano, além das altas temperaturas, que não raro ultrapassam os 40 ºC, o problema são as fortes chuvas. Em dezembro e janeiro cai o maior volume de água. Por exemplo, foi em janeiro de 2001 a enchente que varreu violentamente o centro histórico da cidade.

Semana Santa: Procissão do Fogaréu em Goiás volta após dois anos |  Metrópoles

Quanto à lotação, o feriado mais importante na cidade é a Semana Santa, quando acontece a Procissão do Fogaréu. Outra data importante para o turismo na cidade é o Carnaval. Se for em algum desses feriados, melhor reservar hotel bom bastante antecedência.

Cidade de Goiás: a história que se tornou Patrimônio da Humanidade há 20  anos | Goiás | G1

E a história desta cidade não pode ser contada sem passar por Cora Coralina, a poetisa mais conhecida e admirada do estado e uma das maiores referências da literatura em todo o Brasil.

Dos 95 anos que viveu, cerca de 30 foram na casa onde hoje é o Museu Casa de Cora Coralina, que mantém a história dela viva. O espaço é administrado pela professora aposentada e “pupila” da poetisa, Marlene Vellasco, que faz questão de destacar a importância do título para a cidade.

“O título não é só da cidade de Goiás, não é só dos goianos, não é só do Brasil, é do mundo. Todos têm responsabilidade por essa cidade. É o patrimônio de uma humanidade. Quando você preserva o patrimônio de um povo, você dá dignidade para aquele local”, afirmou.

A caminhada pelas ruas de Goiás fica ainda mais legal na chegada à Praça do Coreto. Linda, mas pouco explorada pelo turismo, a cidade está parada no tempo. E é nessa praça que o sentimento fica ainda mais óbvio.

Com o calor desumano naquela tarde de outubro, lembrei da dica que tinha lido no blog I Love Trip e fui direto para o coreto comprar sorvete. Lá dentro estava um forno, tive pena de quem trabalha ali. Mas os picolés de frutas do cerrado são excelente, bem melhores do que qualquer um da franquia “Frutos do Cerrado”. O sorvete lá também é muito bom.

Fã incondicional da culinária goiana, cheguei na Cidade de Goiás com fome de empadão (tem que ter “gueroba” pra ser empadão goiano de verdade), o prato é vendido por toda a cidade. No Bar do Cajá, em mesa colocada em plena Praça do Coreto. Me senti a própria Cora Coralina ali saboreando aquela massa fina recheada de molho de frango e temperos.

Slide 01

Lugar icônico da Cidade de Goiás, o Mercado Municipal, inaugurado em 1926, possui grande valor histórico e cultural para a comunidade goiana. A edificação guarda a história de uma época e ajudou a desenvolver o comércio na região, além de ser ponto de encontro da boemia e consumo dos melhores pastéis e guloseimas.

PAC-CIDADES HISTÓRICAS E A REQUALIFICAÇÃO DO CINE TEATRO SÃO JOAQUIM  Poliana Alves da Silva Universidade Estadual de Goiás-Galeria de Cine-Teatro São Joaquim / A+P Arquitetos Associados - 18

Cultura, Teatro São Joaquim, totalmente reformado.

E viva nossa querida Vila Boa, Cidade de Goiás, origem de tudo, Patrimônio Histórico da Humanidade!

Publicado em 17/11/2023