ATIVIDADE FISICA

Musculação ou crossfit: qual é melhor para emagrecer?

Vector illustration material: People set to enjoy sports and fitness
Crossfit é uma modalidade que estimula além da hipertrofia — Foto: iStock

Crossfit é uma modalidade que estimula além da hipertrofia — Foto: iStock

Por João Pedro Vaz Martinez, para o EU Atleta — Bauru, SP

Musculação ou crossfit: qual é melhor para emagrecer? Trata-se de uma dúvida possível a quem busca uma atividade física para perder peso. Enquanto a musculação é destinada à construção, à manutenção e ao fortalecimento de músculos, o crossfit tem papel para além da hipertrofia, muito focado no condicionamento físico. Cada modalidade tem suas particularidades e ambas contribuem para o emagrecimento, mas o crossfit pode ser mais completo para perda de peso. Entenda porque nesta reportagem.

De acordo com estudo divulgado no Journal of Sport and Human Performance, certos exercícios comuns no crossfit, como flexões e agachamentos, realizados no maior número de rodadas possíveis podem queimar aproximadamente 13 calorias por minuto. Uma pessoa que realiza treino de 20 minutos consegue perder, em média, 260 calorias.

Em contrapartida, se uma pessoa de 70 kg realiza treino de musculação de intensidade moderada, de mesma duração, o gasto é de aproximadamente 148 kcal.

Nesse sentido, o crossfit é capaz de, no momento do exercício, queimar mais calorias do que a musculação. Com a ressalva de que a musculação, como quebra fibras musculares, continua exigindo o consumo de calorias depois do término do treino.

Essas estimativas de calorias consumidas são calculadas com o equivalente metabólico da tarefa (MET) – unidade de medida que corresponde a uma taxa de consumo de oxigênio de 3,5 ml/kg/min ou a um gasto energético de 1 kcal/kg/h, compatível ao que uma pessoa de 70 kg gastaria estando em repouso.