Aparecida de Goiânia

Aparecida realiza mobilização sobre saúde mental.

 

Por Poliana Martins

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) está realizando ao longo deste mês atividades do Janeiro Branco, movimento que destaca a importância dos cuidados com a saúde mental para pessoas de todas as idades. Neste ano, o mote da campanha é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora? ”. A mobilização acontece em vários pontos da cidade com palestras, teatro, rodas de conversa, caminhadas, oficinas e outras estratégias para orientar, sensibilizar e acolher pessoas.

“Com foco na prevenção de doenças e na sensibilização da sociedade, nossos profissionais estimulam as pessoas, o ano inteiro, a fazer mudanças de hábitos por uma vida mais saudável. Nesse sentido, no Janeiro Branco também fortalecemos nossa rede de assistência e ampliamos a integração das equipes com nossos usuários”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

A coordenadora Geral de Saúde Mental, Eurides Pinho, afirma que a mobilização é planejada com o objetivo de reafirmar, para profissionais e pacientes e suas famílias, a importância das ações práticas e também dos debates e das reflexões, individuais e coletivas, sobre o bem-estar mental. “Esse é o mês no qual concentramos esforços para chamar a atenção de todos para que estejam atentos a si mesmos e ao emocional das pessoas ao seu redor. Cuidar da saúde mental é cuidar da vida.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. A instituição ainda atesta que pessoas com condições graves de saúde mental morrem, em média, 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral.

Terça-feira (23/01):

Núcleo de Cuidados em Saúde Mental

Rua Caragoata c/ Uberaba, Setor dos Afonsos.

Palestras sobre saúde mental e ações de prevenção

Publicado em 26/01/2024