João Nascimento – Jornalista
Depois de três anos, consegui conhecer toda a estrutura do Cerrado Esporte Clube, ou simplesmente Cerrado, clube brasileiro de futebol fundado pelos meus queridos amigos Júlia/Nelson Luiz de Sousa, um casal lindo e abençoado por Deus. Confesso que me surpreendi com o que eu vi! Um clube, que vai completar quatro anos, em maio próximo, com uma estrutura maravilhosa, que tem tudo para superar, em breve, até mesmo a do Goiás Esporte Clube.
O Cerrado foi anunciado em maio de 2020, apresentado em agosto à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, mas formalmente fundado em outubro de 2020. O Cerrado Esporte Clube utiliza o CNPJ e estrutura do Umuarama, de Iporá, e tem a sua sede no setor Colina Azul e, de consequência, mando de campo em Aparecida de Goiânia. Inclusive, já está em fase de acabamento o Estádio Alzira de Sousa, o Alzirão, com grama celebration. Trata-se de uma homenagem a mãe do Nelson, que foi um exemplo de torcedora do Vila Nova e que ensinou os filhos a gostarem de futebol, inclusive a nora Júlia.
Em julho de 2021, o Cerrado anunciava a sua oficialização na disputa do Campeonato Goiano da Terceira Divisão. Em 3 de dezembro de 2021, o Cerrado sagra-se campeão da Terceira Divisão Goiana, após vencer a Evangélica, de Guapó, por 5 a 4, depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal no Annibal de Toledo. O jogo de ida acabou empatado em 0 a 0.
Mesmo com o título garantido, o Cerrado Esporte Clube já havia garantido vaga antecipada para a Segunda Divisão estadual ao vencer o Bela Vista na semifinal. Em 2022, a experiência na Divisão de Acesso não foi das melhores, mas o clube segue de cabeça erguida, com uma equipe de profissionais da melhor qualidade, para conseguir, muito logo, estar na divisão de elite do futebol goiano. O objetivo de revelar novos talentos vem sendo cumprido com determinação, tanto que, ainda nessa semana, o diretor Nilton Cerrado, leva um jogador, de 16 anos, para ser avaliado pelo Grêmio, de Porto Alegre (RS).
De minha parte, vou colocar meus netos – Said Neto, 14 anos; e João Rafael, 11 anos – para treinar no Cerrado, até porque acredito no sucesso desse novo clube brasileiro de futebol. E que Deus continue nos abençoando em nossa peregrinação pelo planeta Terra!
João Nascimento, jornalista
Publicado em 10/11/20236