É importante o motorista observar os outros veículos, prestar atenção aos pedestres e ciclistas, à sinalização e ao tráfego de modo geral. É preciso ter cuidado com a sinalização, manter distância, ultrapassar somente quando for permitido e sentir segurança, evitar acelerar quando estiver chovendo ou quando houver espelho d’água na estrada.
O CTB contém mais de 300 artigos para a regulação do trânsito, visando a segurança viária e, consequentemente, a preservação de vidas. De acordo com os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cada aumento de 1% na velocidade média produz, por exemplo, um crescimento de 4% no risco de acidente com morte e de 3%, no de ocorrências graves. A velocidade excessiva é a principal causa de acidentes, mortes e da gravidade do sinistro.
Para um trânsito seguro, é necessário ser um condutor consciente e prudente, não ultrapassar a velocidade máxima permitida da via, não dirigir sob efeito de álcool e respeitar as sinalizações.
Veja algumas dicas para fazer uma viagem tranquila:
1- Faça revisão: itens de segurança do veículo devem estar em perfeito estado de conservação: pneus, freios, faróis, setas, limpador de para-brisa, dentre outros.
2 – Se beber, não dirija.
3- Use o cinto de segurança.
4- Crianças devem usar cadeirinhas de acordo com a idade e peso.
5- Respeite a sinalização da via. Ela existe para garantir sua segurança.
6- Não faça ultrapassagens proibidas. Quando permitidas, observe o trânsito e os devidos cuidados para fazê-las sem riscos.
7- Quando usar o ar-condicionado, abra as janelas a cada uma ou duas horas para circular o ar dentro da cabine. Essa ação contribui para manter o motorista em alerta.
8- Mantenha distância dos veículos, tanto em momentos de trânsito fluido, quanto nos congestionamentos.
9- Se o passeio for longo, vale a pena combinar com outro passageiro para revezar na direção. Para aqueles que vão apenas para curtir a carona, o dever é não distrair o motorista da rodada e até mesmo ajudar a mantê-lo acordado.
Uma boa viagem não se resume em menor tempo, mas sim em como ela vai ser feita. É dever de todos, motorista e passageiros, tomar os devidos cuidados e preservar a vida.
Publicado em 12/07/2024