Por Redação do Ge — Rio de Janeiro
Foi aberta a votação popular para os indicados ao Hall da Fama do Vôlei em 2024. O Brasil conta com três nomes na lista. O processo de escolha conta com uma votação aberta, além da votação interna, onde o voto aberto farão parte de uma “cédula de votação dos fãs”. A votação estará aberta até o dia 14 de abril, e você pode votar gratuitamente no site volleyhall.org.
O Hall da Fama possui representantes na categoria de quadra masculino e feminino, jogadores de vôlei de praia, treinadores, líderes e vôlei paralímpico. Os nomes brasileiros indicados em 2024 são de duas categorias, jogadores de praia, com as ex-jogadoras Adriana Samuel e Ana Paula Henkel e treinadores, com José Roberto Guimarães.
Adriana Samuel e Ana Paula Henkel estão disputando de forma individual. Adriana e Ana Paula concorrem com a norte-americana Elaine Youngs, bronze nos Jogos Mundiais de Marselha em 1999 e nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e com a dupla alemã Julius Brink & Jonas Reckermann, campeões olímpicos em Londres 2012.
Adriana tem duas medalhas olímpicas: prata em Atlanta 1996 (com Monica) e bronze em Sydney 2000 (com Sandra Pires). Ana Paula, bronze na quadra em Atlanta 1996, seguiu para a praia depois. Foi a Atenas 2004 em dupla com Sandra Pires, sem pódio.
Como o candidato é eleito para o Hall da Fama?
Nessa primeira parte, os fãs poderão votar em quantos candidatos quiserem. Os seis candidatos mais votados farão parte de uma “cédula de votação dos fãs” que será contabilizada junto com as demais cédulas para escolher os indicados de 2024.
Cada homenageado vivo é um membro votante oficial do Comitê de Seleção Internacional. E a seleção para o Hall da Fama requer uma maioria de 75% do total de votos recebidos. O anúncio dos escolhidos será feito dia 20 de maio. A celebração ocorre no dia 19 de outubro em Holyoke, Massachusetts, o berço do vôlei.
Publicado em 03/04/2024