FIEG

Seminário na Fieg explora oportunidades de negócios com o mercado português.

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promoveu o seminário Portugal em Foco, com participação de empresários e profissionais interessados em expandir seus negócios para o mercado português.

Realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, em parceria com a Atlantic Hub e o escritório Brasil Salomão, o evento teve o apoio do Sebrae Goiás e trouxe especialistas para discutir os desafios e as vantagens da internacionalização.

O seminário contou com palestras dos especialistas Fernando Senise, Gabriel Prata e Klaus Marques, que detalharam os principais pontos para quem busca ingressar no mercado europeu. Entre os temas discutidos, destacaram-se os aspectos legais da internacionalização, os tipos de vistos disponíveis para empreendedores e investidores e as vantagens competitivas de Portugal como porta de entrada para a União Europeia.

O presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, William O’Dwyer, ressaltou a importância da aproximação entre Fieg e Portugal. “Essa aproximação da Fieg com outros países mostra oportunidades de negócios bilaterais que podem ampliar a presença do produto goiano no exterior. Atualmente, a realidade de Portugal é a de um país pujante, que busca investidores para crescer junto com sua economia.”

Para a analista do Sebrae Goiás, Fernanda Freitas, iniciativas como essa incentivam o desenvolvimento de pequenos negócios. “O acesso a novos mercados é algo que o Sebrae acredita e temos essa missão com os pequenos negócios. Damos todo esse suporte para que a pequena empresa possa expandir suas fronteiras. Temos várias iniciativas nesse sentido, inclusive em parceria com a Fieg, como a participação de empresas em missões a feiras internacionais e rodadas de negócios.”

O sócio do escritório Brasil Salomão, Klaus Marques, reforçou o impacto do evento. “Essa é a segunda edição do seminário, mais uma vez realizado em parceria com a Fieg. Nosso papel é mostrar as vantagens que Portugal oferece como porta de entrada ao mercado europeu. Trazemos conosco oportunidades que vivenciamos diariamente, e não que ouvimos falar. Essa expertise traz vantagem competitiva à empresa.”

Já o analista de comércio exterior do CIN-Fieg, Carlos Stuart, destacou a missão da federação em apoiar o empresariado goiano. “Nossa missão é mostrar ao empresário goiano essas oportunidades. Nesse sentido, temos serviços e soluções para apoiar a internacionalização de produtos goianos. Empresas que expandem as fronteiras de seus negócios tornam-se mais resilientes diante de uma economia cada vez mais global.”

Aspectos legais e oportunidades empresariais – Na palestra, os especialistas abordaram as estruturas jurídicas e os procedimentos para registro de marca e propriedade intelectual em Portugal, além de detalharem aspectos das relações trabalhistas, regras tributárias, estrutura fiscal do país e questões regulatórias e de compliance.

Outro ponto discutido foi a política de proteção de dados e privacidade, um fator cada vez mais importante para empresas que desejam atuar no mercado europeu. Os participantes também receberam informações sobre a resolução de conflitos e o regramento jurídico que rege a atuação empresarial no território português.

Também foi abordado o tema Imigração, Imobiliário e Nacionalidade, onde foram apresentadas as diferentes modalidades de vistos para empreendedores e investidores que desejam se estabelecer em Portugal.

Publicado em 24/03/2025