Vereadora Sabrina Garcez e Gabriela Machado Tejota, diretora legislativa da Câmara de Goiânia, ao lado do prefeito eleito Sandro Mabel no anúncio de parte do secretariado | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção
Jornal Opção – Redação
O prefeito eleito Sandro Mabel (UB) anunciou quatro novos integrantes para o seu secretariado. Entre os nomes confirmados, dois se destacam: a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) e a atual diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia, Gabriela Machado Tejota.
Sem mandato na próxima legislatura, a presidente municipal do Republicanos Sabrina Garcez assumirá a Secretaria de Governo. O cargo atualmente ocupado por Jovair Arantes, também do partido. Por sua vez, a diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia será a nova chefe da Casa Civil Municipal.
Garcez integra a base de vereadores aliados ao atual líder do Legislativo e já cumpriu dois mandatos na Casa. Como não foi reeleita, surgiram expectativas de que assumisse uma pasta na gestão Mabel. Inicialmente, seu nome foi cogitado para a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).
Com várias especializações em áreas como direito público, direito parlamentar, gestão pública e governança, Gabriela é responsável por supervisionar, coordenar e organizar o processo legislativo. Além de as proposições, solicitações, expedientes e outros documentos, distribuindo e tramitando-os. Ela também é esposa deputado estadual e ex-vice governador Lincoln Tejota (UB).
As duas escolhidas têm um ponto em comum: são ligadas ao mesmo grupo político, a ala do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), e o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD). Ambas são nomes de confiança do líder do Executivo goianiense.
Além das pastas mencionadas, o grupo político citado também indicou a vice-prefeita, Cláudia da Silva Lira, a “Coronel Cláudia (Avante)”, por meio do vereador Thialu Guiotti (Avante), que é presidente estadual do partido. Além disso, Policarpo deve ser reeleito para um inédito quarto mandato à frente da Câmara Municipal.
Fica claro o crescimento do grupo de Peixoto e Policarpo na gestão Mabel. Interlocutores da nova gestão municipal e do Legislativo também destacaram que essa ala foi crucial para a virada de Mabel no segundo turno contra Fred Rodrigues (PL).
Com a ascenção deste grupo político, o único cargo com maior “garantia” de ir para o grupo do MDB no Legislativo é a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Publicado em 16/12/2024
Add Comment