PAN AMERICANOS PARAPAN

Rio-Niterói vai enfrentar Assunção em eleição para ser sede do Pan e Parapan de 2031.

Ge – Por Marcel Merguizo — São Paulo

A PanAm Sports confirmou neste sábado, dia 1º de fevereiro, as cidades candidatas a receber os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A candidatura brasileira é conjunta entre as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. A única concorrente no pleito será a paraguaia Assunção. Segundo a entidade que organiza os Jogos, o anúncio da vencedora será feito no segundo semestre de 2025. A princípio, a votação seria realizada na capital do Paraguai, na Assembleia Geral da entidade, durante os Jogos Pan-Americanos Juniores, mas a PanAm Sports mudou os planos após a definição das cidades.

As inscrições acabaram às 23h59 desta sexta-feira. E ge apurou que a PanAm Sports ainda esperava a inscrição de uma cidade mexicana, o que não aconteceu. Sem novos candidatos, Rio-Niterói e Assunção seguem na disputa.

Para oficializa as candidaturas, ambos países devem cumprir uma série de requisitos até o próximo dia 30 de abril, quando devem apresentar o dossiê de candidatura, com detalhes que vão da infraestrutura local até como será feito o financiamento.

A capital fluminense tem a favor o fato de ter realizado o Pan de 2007 e, principalmente, os Jogos Olímpicos de 2016, com o legado desses eventos como trunfo. Já Assunção realiza o Pan Jr entre 9 a 23 de agosto, evento continental para atletas de 12 a 23 anos que também é classificatório para o Pan de 2027, em Lima, no Peru.

O próximo Pan foi para as mãos dos peruanos após Barranquilha, na Colômbia, perder o direito de realizar os Jogos por falta de pagamento à PanAm. Foi discutida a possibilidade de São Paulo receber o Pan de 2027, mas a negociação não foi consumada.

Publicado em 01/02/2025