CREA GO

Reunião das Câmaras Especializadas e terceira Sessão Plenária de 2024.

Com o Plenário lotado, a terceira Sessão Plenária de 2024 (Sessão Ordinária nº 890) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), realizada nesta segunda-feira (25/03), apreciou pautas importantes.  Entre elas, foi a aprovação do Edital de Patrocínio de 2024 e o regulamento do Troféu Seriema, que é o Prêmio Crea-GO de Meio Ambiente.

A mesa foi conduzida pela vice-presidente, eng. agr. Daniela Rézio. “Na Plenária de hoje, aproveitando que é o mês da mulher, queremos parabenizar a todas as profissionais do nosso Sistema e aquelas que estão nos cargos de liderança”, destacou a engenheira.

Na reunião, o regulamento do Troféu Seriema foi aprovado por unanimidade. A matéria foi apresentada pela assessora de Sustentabilidade do Crea-GO, engª.  amb. Wanessa Rocha. “Nós praticamente não alteramos o edital, está muito parecido com o do ano passado. Porém, uma das alterações que fizemos foi definir o tamanho dos trabalhos inscritos. Agora eles terão a quantidade máxima de dez laudas para que a Comissão Técnica consiga avaliar os processos com qualidade”, explicou.

Lançado pelo Crea Goiás em 2001, o Prêmio Crea de Meio Ambiente foi pioneiro no Estado de Goiás no reconhecimento de práticas de toda sociedade, que geraram e geram uma rica reflexão sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. Desde então, o Troféu Seriema é entregue aos vencedores, reconhecendo o mérito de ações que se destacaram pela excelência de suas contribuições na preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente, na melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.

Durante a Plenária, outro ponto votado e aprovado foi o processo de utilização dos recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas. A apresentação ficou a cargo da Coordenadora de Planejamento de Qualidade do Crea-GO, Kristinne Rodrigues da Silva.

A gestora do departamento Técnico do Crea-GO, eng. civ.  Rosana Melo, apresentou o projeto do Ato Normativo 1/2024, que altera a denominação do atual Livro de Ordem para Registro de Atividade Técnica. “Vale ressaltar que o preenchimento deste Sistema é facultativo”, explicou. A alteração foi aprovada pelos conselheiros.

Já o edital de Patrocínio de 2024, apresentado pela coordenadora de Cerimonial e Eventos do Crea-GO, Abadilene Marques de Oliveira, também foi aprovado pelo Plenário da Casa. “Todo o processo de cadastro e solicitação de patrocínio será eletrônico. Será uma movimentação eletrônica de documentação”, explicou.

Câmaras Especializadas
Na manhã desta segunda-feira, as Câmaras Especializadas de Civil, Elétrica e Agronomia do Crea-GO realizaram reuniões presenciais, na sede da Autarquia. As atividades deste encontro incluíram aprovação de Plano de Trabalho, discussões sobre processos éticos e avaliação técnica de processos em andamento na Casa.

Na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, coordenada pelo  eng. eletric. Petersonn Caparrosa, foi discutido o Plano de Fiscalização, visita a uma faculdade no interior que oferece o curso de Engenharia Elétrica e relatório técnico sobre visita ao Parque Mutirama, em Goiânia.

Já na Câmara Especializada de Engenharia Civil, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador, eng. civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida. Além de votarem o Plano de Trabalho e o processo fiscalizatório, os conselheiros e suplentes também discutiram a possibilidade de criação de um Grupo de Trabalho para levantar o quantitativo de obras públicas paradas em Goiás, nas diferentes esferas administrativas.

A Câmara de Agronomia analisou processos em andamento na Casa. Além disso, os membros das Câmaras Especializadas analisaram também processos de expedição de carteiras, revisão de atribuições, inclusão de cursos, certidão de acervos e análise de uma ART.

Publicado em 26/03/2024