Goiás é o 5º estado do Brasil no ranking de qualidade de vida da população. O resultado foi revelado pelo Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais dos estados e municípios. A frente de Goiás estão São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Minas Gerais (4º).
IPS
O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-Estar; e Oportunidades. O estudo filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisas, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
O coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, diz que o objetivo do estudo não é ranquear os maiores PIBs, mas sim qualificar os resultados, como maiores expectativas de vida, menores taxas de homicídios e de poluição, além da população com melhor acesso à educação superior.
Goiânia
Goiânia é a segunda capital com melhor qualidade de vida entre todas as 27 da federação, com nota 70,49. Em relação ao ranking que avaliou todas as cidades do país, é a 4ª colocada. A capital goiana foi classificada pelo estudo como bem-organizada e bem-planejada, ficando atrás de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP).
Qualidade de vida em Goiás
A nota de Goiás foi 62,79. O resultado é uma média de todos os municípios do estado. As excelentes colocações de Goiás e de Goiânia no ranking comprovam os avanços divulgados pelo Governo de Goiás.
Segurança
Estado que mais reduziu os índices de criminalidade no país nos últimos anos, Goiás é hoje referência em segurança pública e tem conquistado números acima da média nacional em áreas como saneamento básico, renda média e geração de emprego.
Saúde
A diminuição da desigualdade social em Goiás teve grande impacto a partir da implantação de expressivo volume de programas sociais destinados às pessoas com maior risco de vulnerabilidade social. Entre 2019 e 2023, o governo Caiado investiu em torno de R$ 7,5 bilhões em políticas de combate à pobreza e à extrema pobreza.
Moradia
Implantado em 2021, o Pra Ter Onde Morar – Construção, por exemplo, é uma ação que contempla a custo zero famílias de baixa renda e que nunca tiveram casa própria. O programa vai atender, até final de 2026, cerca de 10 mil famílias em todo o estado.
Publicado em 08/07/2024