Governo de Goiás

Procissão do Fogaréu iluminou a histórica cidade de Goiás.

 

Ao apagar das luzes das ruas da primeira capital de Goiás, o silêncio e a escuridão deram lugar às batidas das fanfarras e às chamas das tochas dos farricocos. O início da Procissão do Fogaréu, que completa 280 anos de história, iluminou a histórica cidade de Goiás na madrugada desta quinta-feira (16/4), reunindo fé e tradição.

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, acompanharam de perto a celebração cristã, assim como milhares de devotos, turistas e moradores do município.

Ao acompanhar de perto a encenação da caçada e prisão de Jesus Cristo, Caiado destacou a grandiosidade e o simbolismo da manifestação.

“O ato da Procissão do Fogaréu traz a nossa cultura e história de forma que é reconhecida nacionalmente. Por mais um ano tive a felicidade de acompanhar essa encenação, da qual participo desde a infância”, afirmou.

O vice-governador Daniel Vilela definiu a procissão como sendo a “mais tradicional” de Goiás.

“É uma atividade cultural do nosso estado que é reconhecida e até transmitida para o Brasil inteiro. Muitas pessoas têm a tradição de vir para acompanhar essa Procissão e passar a Semana Santa na nossa cidade de Goiás, de forma que nós estamos todos aqui hoje também para prestigiar esse evento cultural e tradicional do nosso estado”, ressaltou.

Publicado em 19/04/2025