Comurg

Prefeitura de Goiânia realiza operação de limpeza compulsória em casa de acumulador.

A Prefeitura de Goiânia realiza uma operação de limpeza compulsória na casa de um acumulador nesta terça-feira (17/9), na 3ª Radial, quadra 128, lote 13, Setor Pedro Ludovico, Região Sul de Goiânia. A ação, que começa às 8h, será realizada no local pela terceira vez. A última operação foi em julho de 2022, quando 18 caminhões caçambas de entulho foram retirados do local.

“O proprietário é um velho conhecido que se nega a ser atendido pela equipe psicossocial do Distrito Sanitário Sul e a fazer o tratamento indicado, e também se nega a fazer a limpeza do local, já foi notificado por várias vezes. Há duas semanas estivemos lá e vimos que a situação continua crítica, não restando outra alternativa a não ser a limpeza compulsória”, explica o coordenador de fiscalização do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), da SMS, Jadson Moreira.

Jadson esclarece que, além de afetar a saúde pública e bem-estar da população, uma vez que o local é propício para proliferação do mosquito transmissor da dengue, para surgimento de baratas, ratos e até escorpiões, o local possui grande risco de incêndio. “Com esse tempo seco, podemos considerar que o maior problema lá hoje é o risco de incêndio, pois tem muito material que pega fogo facilmente”, enfatiza.

A ação faz parte do trabalho contínuo desenvolvido pela prefeitura no enfrentamento ao problema de acumulação compulsiva na cidade. Atualmente, 86 acumuladores são acompanhados pela DVZ, por meio do trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Em 2023, foram realizadas 12 limpezas compulsórias, com a retirada de 219 toneladas de entulhos. Todo o material era inservível e foi levado para o aterro sanitário.

Limpeza compulsória
Todo o processo de retirada compulsória começa com a notificação que prevê prazo de dez dias para que os acumuladores façam a limpeza voluntariamente de seus imóveis. “Realizamos várias tentativas para que a limpeza seja feita de forma voluntária, e também para que os acumuladores façam adesão ao tratamento oferecido pela prefeitura, que inclui suporte médico, psicológico e social. Somente depois que nada disso dá certo, realizamos a ação compulsória mediante decisão judicial”, detalha Jadson.

A limpeza é realizada em conjunto com equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e, quando há necessidade, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O material inservível e orgânico é levado para o aterro sanitário de Goiânia e a parte reciclável é destinada às cooperativas instaladas no município.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia realiza operação de limpeza compulsória em casa de acumulador
Horário: a partir das 8h
Endereço: Avenida 3ª Radial, Quadra 128, Lote 13, Setor Pedro Ludovico Teixeira

Publicado em 19/09/2024