Universidade Federal de Goiás - UFG

Pesquisadores do PDDU recebem sensor remoto ativo para capturar dados.

Fotos: divulgação

A equipe responsável pelas pesquisas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU/GYN), que está sendo desenvolvido a a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra Goiânia) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), ganhou um reforço  e passa a contar com o laser aerotransportado com tecnologia light detecting and ranging (Lidar) 200+, da marca Topodrone.

Equipamento_PDDU_GYN_drones_(1)

Alguns destes equipamentos são de uso rotineiro em projetos de engenharia, porém outros são específicos para o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia. Eles podem ser considerados a ponte facilitadora dos estudos, afinal atuam na aquisição de dados ao longo dos canais da capital. A equipe técnica espera que as demandas do Plano possam ser atendidas de forma mais rápida, de modo que diferentes grupos de pesquisadores possam se deslocar simultaneamente para o trabalho de campo com vistas à coleta de dados.

Na etapa de processamento de dados, o uso dos drones e do laser scanner terrestre e aerotransportado ajudará na modelagem hidrodinâmica dos canais. Com estes produtos, espera-se que sejam identificados os possíveis cenários de inundações em diversas regiões do município. Com isso, possíveis soluções poderão ser apontadas para que haja redução dos impactos causados pelas enchentes na cidade e na vida da população.

Publicado em 29/09/2023