De acordo com relatório divulgado em março pela Organização das Nações Unidas (ONU), a geração mundial de resíduos eletrônicos está aumentando cinco vezes mais rápido do que a reciclagem de e-lixo documentada em nível global. O Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico no mundo. Por ano, são produzidos 2,4 milhões toneladas de e-lixo, o que coloca o país na segunda posição do ranking das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que produzem 7,2 milhões de toneladas anualmente. O relatório não traz um ranking global, mas estimativas colocam o Brasil no 5º lugar mundial de maiores produtores de e-lixo do planeta.
O plano nacional de resíduos sólidos determina que os fabricantes e importadores coletem neste ano 12% dos produtos lançados no mercado. Para 2025, a meta é maior: 17%. Para isso, o setor mantém 6.250 postos de entrega voluntária espalhados pelo país. Em Goiânia, mais um ponto foi instalado recentemente, desta vez no Órion Business & Health Complex. Quem passar pelo local poderá descartar pilhas, os mais diversos tipos de eletrônicos e também suas embalagens.
“Estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente e conscientes do impacto que o descarte inadequado de aparelhos eletrônicos pode causar. Por isso, colocamos à disposição de nossos clientes um ponto de coleta para baterias, carregadores, celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos que não estão mais em uso. Essa ação faz parte do nosso compromisso contínuo com a redução do lixo e com a reciclagem de materiais, reforçando o comprometimento do nosso empreendimento com iniciativas sustentáveis”, destaca o síndico do Órion Business & Health Complex, Leopoldo Gouthier.
O coletor de lixo eletrônico está localizado entre a escada rolante do piso T2 e a porta de vidro que dá acesso ao vallet, na proximidade das Lojas Americanas. Um local de fácil acesso tanto para os frequentadores do empreendimento, quanto para quem apenas quiser ir lá deixar seu e-lixo, dando sua destinação correta e também contribuindo para que o meio ambiente seja preservado.
Publicado em 04/12/2024
Add Comment