CÂNCER

No Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, HCN incentiva diagnóstico precoce.

No Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, HCN incentiva diagnóstico precoceO Centro de Oncologia do HCN Foto: Cristiano Martins/Imed

No Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, lembrado nesta terça-feira (08/04), o Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, faz trabalho de conscientização da população sobre os benefícios do diagnóstico precoce da doença.

O HCN destaca que faz o tratamento oncológico gratuito e humanizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ambulatório conta com oncologista de segunda a sexta-feira para atender pacientes de toda a região Norte do estado.

“O serviço de oncologia do HCN tem atendimento especializado em quimioterapia, cirurgia oncológica e é 100% SUS. Isso significa que a população tem à sua disposição o que há de melhor de forma totalmente gratuita”, ressalta Leiliane Camelo, gerente do Centro de Oncologia do HCN.

O agendamento de consultas pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou que necessitam definir.

Luta Contra o Câncer

Conhecido como o Gigante do Norte, o hospital tem histórico significativo de serviços prestados à população. Apenas no primeiro trimestre de 2025, o Centro de Oncologia realizou mais de 3 mil consultas, 1.197 sessões de quimioterapia, 348 cirurgias e 313 exames de biópsia, proporcionando acesso a tratamentos de alta complexidade com um atendimento totalmente humanizado.

Em quase três anos de funcionamento, o Centro do Oncologia foi inaugurado com o objetivo de proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população goiana. Além de ser a primeira unidade da rede de saúde estadual destinada ao tratamento do câncer, é também a primeira habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames, é muito bem atendido e não paga nada. Então, eu tenho muito o que agradecer, a Deus e a todas as pessoas que trabalham aqui na Oncologia. Se me mandassem escolher outro hospital, eu diria: não, venha aqui no HCN”, relata Maria do Amparo, paciente oncológica do HCN, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

Publicado em 09/04/2025