CENTRAL DE INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

Na gestão do prefeito Rogério, Central de Libras registra salto no atendimento às pessoas com deficiência.

Imagine ir a uma consulta e não compreender as recomendações do médico, ou procurar uma agência da previdência e não conseguir solicitar um benefício social. São situações como essas que muitas pessoas com deficiência auditiva ou surdez vivenciam no dia a dia. Em Goiânia, a partir de um conceito de inclusão levado a sério pela gestão do prefeito Rogério, o poder público tem transformado esse cenário, encurtado caminhos e garantido o direito à comunicação com a Central de Interpretação de Libras (CIL).

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia, coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), a CIL garante que cidadãos com surdez e deficiência auditiva possam ter o acompanhamento de intérpretes de libras em consultas médicas, entrevistas de emprego e em audiências na Justiça. Em 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Rogério, a unidade realizou 370 atendimentos. No ano seguinte foram 426 solicitações atendidas.

Já em 2023, a central registrou um salto de 258% no número de atendimentos, se comparado com ano de 2021. Apenas de janeiro a setembro deste ano, 955 pessoas foram atendidas na Central de Interpretação de Libras (CIL). O prefeito Rogério atribui esse resultado à política de inclusão desenvolvida pela gestão municipal.

“A inclusão é um tema levado a sério. Na educação, ampliamos as salas de recursos multifuncionais para os estudantes com deficiência e solicitei a Direitos Humanos a ampliação do atendimento da nossa central de libras”, afirma o gestor. “E agora, três anos depois, os resultados mostram que essa política garantiu mais qualidade de vida para muitos cidadãos”, explica o prefeito Rogério, que presidiu a Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal na última legislatura.

Publicado em 05/10/2023

Sobre o autor

Patricia Amaral