MUSCULAÇÃO

Muito além da hipertrofia: veja 7 benefícios da musculação.

Musculação tem uma série de benefícios para a saúde — Foto: iStock Foto: iStock

Ge – Por João Pedro Vaz, para o EU Atleta — São Paulo

Quando uma pessoa se matricula na academia, muitas vezes o objetivo inicial é mudar o corpo e alcançar a tão almejada hipertrofia muscular – crescimento dos músculos e aumento de força, causados pela combinação de musculação, dieta e descanso. No entanto, engana-se quem pensa que o ganho de massa muscular é o único benefício da musculação. Confira, nesta reportagem, 7 outros benefícios da musculação.

. Fortalecimento dos ossos

Com o passar dos anos, a quantidade de minerais que compõem os ossos tende a diminuir, aumentando as chances do surgimento de doenças como a osteoporose, que enfraquece os ossos e eleva o risco de fraturas, especialmente em idosos e mulheres após a menopausa.

2. Melhora na saúde articular

Para ter uma boa qualidade de vida e autonomia com o passar dos anos, ter articulações fortes é o melhor caminho para não se preocupar com dores intensas durante a execução de tarefas simples do dia a dia.

3. Coopera para uma boa saúde mental

A musculação auxilia para uma boa saúde mental, dado que reduz sintomas como ansiedade e estresse e colabora no tratamento da depressão. Isso ocorre porque a atividade física, de forma geral, estimula a liberação de endorfinas e outras substâncias que geram sensação de bem-estar.

Academia em Curitiba, PR | Smart Fit Água Verde

4. Perda de peso e manutenção do peso perdido

A musculação contribui para a perda de peso não apenas pelo gasto calórico durante o exercício, mas também pelo aumento da taxa metabólica basal, que se trata da quantidade de energia que o corpo precisa para manter as funções vitais do organismo. Isso significa que, mesmo em repouso, o corpo continua a queimar calorias em um ritmo mais acelerado.

5. Redução do risco de doenças crônicas e cardiovasculares

Musculação está associada à prevenção e ao controle de diversos tipos de doenças. Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association em 2018 mostrou que a prática regular de exercícios de resistência está diretamente ligada a uma diminuição significativa na incidência de diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade.

6. Melhora a qualidade do sono

Muitas vezes por causa da rotina estressante, ter uma noite tranquila de sono se torna muito difícil, levando algumas pessoas a recorrerem a ansiolíticos que provocam dependência e podem comprometer o bom funcionamento do corpo.

7. Terceira idade mais sadia

Não é só de pessoas jovens que as academias são compostas. O público mais velho começou a se interessar por exercício físico a fim de obter uma qualidade de vida melhor. Segundo o médico esportivo, para quem está envelhecendo, a musculação é uma verdadeira aliada, tendo em vista que ajuda a preservar a força e a massa muscular, que se perdem com o passar da idade, sendo essencial para manter a mobilidade e prevenir quedas.

Para que cada vez mais idosos se interessem em musculação, é necessário que as academias proporcionem um ambiente acolhedor e atencioso, algo defendido pelo empresário. Segundo Anderson, muitos alunos chegam à academia pensando que se trata de espaço apenas para jovens.

Publicado em 25/02/2025