O livro infantil “A Colecionadora”, da escritora Giovanna Mazetto, nos apresenta a história de Malê, que, desde o nascimento, guarda com carinho objetos de afeição, como folhas de árvores, dinossauros e músicas. Isso tudo até ela chegar na mais significativa de todas as coleções: as memórias que construímos ao longo da vida.
De forma lúdica e acompanhada das lindas ilustrações de Bruna Assis Brasil, “A Colecionadora” relembra que viver bons momentos e gerar recordações de viagens, passeios e momentos em família são o melhor presente.
“Observando meus filhos e seus amigos crescerem e substituírem suas coleções, de carrinhos tipo hotwheels para bonés ou de bichos de pelúcia para cartas pokemon, pensei nas minhas próprias coleções e tive vontade de contar a história de uma menina desde seu nascimento até a velhice. Na vida, o que importa guardar, de fato, são os afetos, que podem, ou não, estar representados por objetos.”
“Uma coleção que Malê e eu temos em comum é a de livros.”
Estudos indicam que a participação ativa da família na leitura é decisiva para a formação de jovens leitores. Pais que leem para seus filhos contribuem para o aumento do vocabulário, memória e estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças. No Brasil, a leitura na infância enfrenta desafios significativos.
Uma pesquisa revelou que 79% dos brasileiros não tiveram pais que liam para eles durante a infância, o que pode impactar negativamente o desenvolvimento do hábito de leitura na vida adulta. “Acredito que bastam poucos minutos de leitura por dia para mudar este cenário, já que ler se torna facilmente um elo entre pais e filhos, criando momentos únicos”, comenta Giovanna.
Além dos benefícios cognitivos, a leitura compartilhada fortalece os laços afetivos e cria memórias duradouras. Transformar a leitura em um momento prazeroso e de interação familiar é fundamental para que a criança associe os livros a experiências positivas, incentivando o gosto pela leitura ao longo da vida.
“A Colecionadora” não apenas encanta com sua narrativa envolvente, mas também serve como um lembrete da importância de cultivar momentos de leitura e afeto seja em família ou com amigos, essenciais para o desenvolvimento integral das crianças.
“Espero que cada criança se divirta com a Malê e se inspire a montar as mais lindas coleções, valorizando os momentos em família, é claro.”
Giovanna Mazetto, escritora
Publicado em 25/02/2025
Add Comment