A falta de paciência dos pais com os filhos têm um impacto direto na capacidade das crianças de desenvolverem resiliência à frustração. Quando os adultos não conseguem manter a calma diante dos desafios cotidianos, a criança aprende que seus sentimentos e comportamentos não são aceitos de maneira saudável.
Algumas obras da literatura infantil podem ser ferramentas poderosas para ilustrar conceitos de paciência, resiliência e a importância de lidar com a frustração de forma saudável.
“Livros que abordam essas questões podem proporcionar momentos de reflexão para as famílias, além de promoverem a comunicação aberta sobre emoções e comportamentos. A leitura de histórias que envolvem esses temas pode ser uma maneira interessante de ensinar tanto pais quanto filhos a navegar pelas dificuldades emocionais de forma mais consciente e empática”, fala Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube Quindim
“Diversos fatores contribuem para a falta de paciência dos pais, como a sobrecarga de responsabilidades, traumas não resolvidos da própria infância e as pressões sociais externas. Além disso, é comum que os adultos vejam o comportamento infantil desafiador como uma afronta pessoal, quando na verdade ele é uma forma limitada de comunicação da criança, que ainda não possui os recursos emocionais necessários para expressar seus sentimentos de forma mais equilibrada”, completa Renata.
Livros do Clube Quindim!
EU FICO IRADA!
Texto: Sandra V. Feder
Ilustração: Rahele Jomepour Bell
Tradutores: Nina Rizzi
Editora: Pallas Míni
Abordagem: Todo mundo se aborrece com alguma coisa, quando sofremos uma injustiça ou nos sentimos deixados de lado, quando não somos ouvidos. E você?
Saiba mais: https://quindim.com.br/selecoes/livro/eu-fico-irada%21/sandra-v.-feder/9786586983401
Publicado em 20/05/2025
Add Comment