João Nascimento – Jornalista
Introdutor, oficialmente, das Artes Marciais no Estado de Goiás, o saudoso mestre Hugo Mendes Nakamura transformou-se numa verdadeira lenda de todas as modalidades de lutas, não apenas em Goiás, mas no Brasil e no mundo. Construiu sua história no esporte com uma academia situada à viela da Rua 8, ao lado da antiga sede do Jornal O Popular e TV Anhanguera, no Centro de Goiânia.
Pela Academia Hugo Nakamura passaram os principais atletas de boxe, karatê, judô, capoeira, taekwondo, luta livre “marmelada” e luta livre olímpica, entre outras modalidades de lutas. Dotado de uma inteligência privilegiada, muito além do tempo em que viveu nessa terra, Hugo liderou a criação de ligas, federações e confederações esportivas, entre outras entidades legais, que contribuíram para a ascensão do esporte no Estado de Goiás e no Brasil.
Desportista nato, Hugo Nakamura contribuiu com atletas e dirigentes esportivos de todas as modalidades esportivas, sobretudo no preparo de documentação. Foi graças ao trabalho pioneiro do mestre Hugo que, hoje, temos grandes entidades esportivas oficiais, ao exemplo da Associação Goiana das Entidades Administradoras do Desporto e Paradesporto (AGEAD), presidida pelo desportista Luiz Berquo, que, recentemente, valorizou sobremaneira a sessão especial realizada na Alego, em homenagem a 150 desportistas.
Desde a fase embrionária do evento, idealizado pelo deputado Bruno Peixoto (UB), Berquo esteve presente nas reuniões e indicou importantes nomes para receber o Certificado do Mérito Legislativo do Poder Legislativo estadual. Inclusive é de sua responsabilidade a indicação do mestre Hugo Nakamura, que recebeu homenagem póstuma, através de seu brilhante filho, Hudson Nakamura, médico oftalmologista e judoca da melhor qualidade. Aliás, recentemente, Hudson concedeu entrevista ao Programa Esportes em Cena, comandado por Berquo, onde falou com propriedade sobre a visão periférica no esporte. Vale a pena abrir o link e acompanhar atentamente essa entrevista, na qual participei como figurante.
Na qualidade de cronista esportivo de jornais como a extinta Folha de Goiaz e de O Popular, tive o privilégio de ter feito entrevistas com o grande desportista Hugo Mendes Nakamura, que, volto a repetir, responsável direto pelo engrandecimento das Artes Marciais no Estado de Goiás. Inclusive, participando como dirigente de algumas das Olimpíadas em que o Brasil se destacou no karatê, judô, taekwondo, luta livre olímpica e outras modalidades esportivas afins. Não tenho palavras para definir a contribuição de Hugo Nakamura não apenas para as modalidades ligadas às Artes Marciais, mas para o esporte de modo geral. Eu mesmo fui guindado à presidência da Federação Goiana de Tênis e de Taekwondo pelo seu incentivo e interferência.
Artigos e matérias de rara importância estão na Internet, especialmente em redes sociais de atletas e jornalistas, que mostram o trabalho realizado por Hugo Nakamura. Um exemplo é a ampla matéria que trata do processo de institucionalização e desenvolvimento do karatê no Brasil. Só para se ter ideia, “o processo de criação, formação e fundação das duas confederações – karatê esportivo (CBK) e karatê tradicional (CBKT) – teve um elemento comum, visionário, e que há que reconhecer a sua importância histórica: o professor Hugo Mendes Nakamura”, enfatiza o texto publicado na revista Budô, com acesso fácil pelo Google, bastando digitar Hugo Nakamura.
Além do grande desportista que foi, Hugo Nakamura foi um homem que sempre soube valorizar a instituição família, bem como os amigos. É pai de cinco filhos: Hugo Nakamura Filho, o Huguinho; Robertha e Hudson Nakamura, com quem teve com sua primeira esposa, Dona Marlly Carvalho; e Ulysses e Victor, com a segunda esposa, Gilda. Pessoalmente, desfrutei de tal maneira da sua linda amizade, que sempre me acordava, aos domingos, em minha casa, na Vila Nova, com salgados para o café da manhã. E um fato também que marcou muito a nossa amizade é que, todo Natal, ele me presenteava com uma caixa de uvas. Saudades eternas!!!
Publicado em 07/03/2024