Estimular a alimentação saudável e promover a educação ambiental, de forma lúdica e em contato com a natureza é o que propõe o Projeto Horta Escolar da Prefeitura de Goiânia, realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). No primeiro semestre de 2023, foram realizadas 83 oficinas que contemplaram cinco mil estudantes de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidades conveniadas da capital.
Ao todo, o Projeto da Gerência do Programa de Alimentação Escolar dá suporte a 360 instituições com horta ativa. Durante as oficinas voltadas as crianças e servidores das unidades, os técnicos do projeto realizam palestras lúdicas, levam mudas de hortaliças, auxiliam na preparação de canteiros e no plantio.
O titular da SME, Rodrigo Caldas, fala da importância da atividade na aprendizagem das crianças. “A experiência do plantio não promove somente o hábito da alimentação saudável, mas o próprio desenvolvimento dos estudantes, durante o cultivo e o cuidado diário com as plantas”, relata o secretário, ao afirmar que o objetivo é que os alunos da rede aprendam a plantar, cuidar e colher os alimentos saudáveis.
Publicado em 16/08/2023