O IEL Goiás quebrou seu próprio recorde de finalistas e vencedores na 16ª edição nacional do Prêmio IEL de Talentos. Pela primeira vez na história, o estado classificou nove goianos, obtendo o recorde no número de vencedores – 4 primeiros lugares, 2 segundos e 3 terceiros. Na noite desta quarta-feira (6 de novembro), o IEL Nacional premiou os finalistas em cerimônia realizada no Iate Clube, em Fortaleza.
Os destaques de Goiás foram a bolsista de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Maria Vitória França Campos; a Opus Incorporadora e a Escola Senai Vila Canaã, que conquistaram o 1º lugar em suas categorias – O Senai ficou no lugar mais alto do pódio em duas categorias. O evento está disponível no canal do IEL Nacional no Youtube.
“Estamos muito orgulhosos dos nossos estagiários, bolsistas de Inovação, instituições de ensino e empresas que representaram Goiás brilhantemente na premiação nacional. Já tivemos um grande resultado em 2023 e conseguimos fazer melhor ainda em 2024. Que possamos bater recordes a cada ano, em um reflexo do nosso trabalho com expertise de 54 anos investindo muito para oferecer o melhor aos nossos clientes e para valorizar a educação e a formação das carreiras dos estagiários e bolsistas”, comemorou Flávio Rassi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor do IEL Goiás.
Para o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, as conquistas, em mais uma edição nacional do Prêmio, mostram o grande trabalho feito pelo Instituto. “É uma coroação da dedicação dos finalistas que representaram Goiás e do trabalho do IEL em prol da educação, do mercado de trabalho e da economia goiana”, ressaltou o superintendente.
O PRÊMIO
Criada pelo IEL Nacional em 2005, a premiação, que era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mudou para Prêmio IEL de Talentos em 2023, com a inclusão da categoria Inova Talentos, que premia bolsistas de inovação. A iniciativa visa reconhecer a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho e estimular a qualificação de jovens talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Até este ano, cerca de 250 prêmios tinham sido entregues para estagiários, empresas e instituições de ensino por todo o País. No evento desta quarta-feira (6/11), foram distribuídos 88 prêmios nas categorias: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora, Educação Inovadora, Projeto Inovador e Artigo Inovador.
Em 2022, Goiás teve o maior número de indicações entre os estados (e Distrito Federal) que tiveram projetos finalistas na etapa nacional. Porém, naquele ano, por causa da Pandemia de Covid-19, foram considerados os projetos de 2020 e 21. Quatorze representantes goianos estiveram no pódio – sete primeiros lugares, três segundos e quatro terceiros.
Em 2023, quando a competição voltou a reunir os projetos de cada ano separadamente, Goiás teve 8 finalistas, com três primeiros lugares, o que havia sido seu recorde até aquele momento. Neste ano, mais de 300 projetos de 11 estados foram selecionados para a etapa nacional e Goiás participou com nove finalistas, estabelecendo uma nova marca individual.
Os vencedores receberam troféus e certificados e prêmios específicos de acordo com suas colocações – notebook para o 1º lugar; tablet para 2º; e Kindle para 3º. “É um orgulho para nós, do IEL Goiás, podermos ver nossos representantes conquistarem tanto espaço a cada edição, agora com mais finalistas e mais primeiros lugares. Isso nos dá ainda mais incentivo e força para continuarmos com nosso prêmio regional, que revela muitos talentos, e para investirmos, cada vez mais, na otimização das práticas de estágio e dos programas de estágio de nossos clientes”, salientou a gerente de Desenvolvimento Profissional do IEL Goiás, Tarciana Nascimento.
Senai Vila Canaã conquista dois primeiros lugares
A Escola Senai Vila Canaã foi a grande vencedora entre os representantes goianos no Prêmio IEL de Talentos 2024, pois conquistou dois primeiros lugares nas categorias Educação Inovadora Sistema S e Empresa Inovadora Sistema S. Na primeira, a conquista veio com o projeto Educação 360º, enquanto na segunda, foi com o Projeto de Desenvolvimento dos Estagiários para Formação de Colaboradores do Senai Canaã.
“Essa é uma conquista que valida nosso compromisso contínuo com a formação de profissionais capacitados e com a criação de oportunidades para o desenvolvimento de talentos e na transformação de vidas. Ganhar este prêmio também valida nossos esforços para transformar o potencial dos nossos estagiários em competências que beneficiam diretamente a indústria e o país”, afirmou Fernanda Nazário, supervisora administrativa da Escola Senai Canaã, que estava representando a unidade no evento.
“O IEL Goiás desempenha um papel fundamental para o programa de estágio do Senai. Essa colaboração não apenas fortalece e solidifica a inserção dos estagiários no mercado, mas também alinha o aprendizado com as demandas reais da indústria, contribuindo para a criação de uma força de trabalho mais qualificada e preparada para o setor industrial”, completou Fernanda.
Quem também se destacou foi a Opus Incorporadora, que venceu a categoria Empresa Inovadora – Médio Porte, pelo segundo ano consecutivo. A empresa foi representada no Prêmio pela supervisora de RH da Opus Incorporadora, Jenaína Dacheri. “A cada ano, a Opus busca aprimorar e evoluir mais, trazendo para o programa a inovação, que é um dos nossos valores. A conquista do prêmio, pelo segundo ano consecutivo, é a chancela de que estamos no caminho certo e que estamos transformando a vida dos estagiários, das famílias deles e da comunidade. E o IEL é um grande parceiro, dando muito carinho e atenção a tudo que a gente precisa e evoluindo junto com a Opus”, comemorou Jenaína.
Também na categoria Empresa Inovadora, porém, no Pequeno Porte, a empresa goiana BAI Minimercados ficou em 3º lugar, com o projeto Estágio BAI Minimercados.
ESTÁGIO
Na categoria Estagiário Inovador, dois representantes goianos se destacaram. Na subcategoria Sistema S, o goianiense Luidy Tavares Teles, de 20 anos, ficou em 2º lugar, com o projeto Assistente Virtual Dinâmica (Avirtud) um avatar e assistente virtual, que pode interagir de forma dinâmica com os usuários, servindo tanto para fornecer informações sobre serviços, quanto para tirar dúvidas em relação a área designada, podendo também se tornar uma ferramenta de marketing e engajamento. Luidy cursa Engenharia de Software na Faculdade Senai Ítalo Bologna e estagia no mesmo local há cerca de 1 ano e meio.
Na subcategoria Pequeno Porte, o 2º lugar ficou para o goianiense Salomão de Souza Gondin, de 24 anos, que cursa o 9º período de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Ele estagiou na empresa GMPR Advogados e foi contratado em julho deste ano. Salomão desenvolveu o projeto Oficina de Comunicação, que introduziu conceitos e técnicas sobre oratória e comunicação aos estagiários da empresa, os ajudando a perderem o medo de falar em público, sendo que essa é uma competência indispensável para o profissional do Direito.
INOVA TALENTOS
Em 2023, o tradicional Prêmio IEL de Estágio também premiou os participantes do Programa Inova Talentos, que fomenta projetos de inovação em empresas e capacita jovens por meio de bolsas. Por isso, o evento passou a se chamar Prêmio IEL de Talentos. Além de continuar reconhecendo as melhores práticas de estágio, o IEL também premia os graduandos, graduados, mestres e doutores que recebem bolsas para atuar em projetos de inovação, adquirindo experiência e vivenciando o ambiente empresarial, sob a supervisão de tutores nas empresas.
O Inova Talentos é disputado nas categorias Artigo Inovador, que reconhece o artigo científico redigido pelo bolsista; e Projeto Inovador, que reconhece a empresa, o bolsista e o tutor que desenvolveram e implementaram os projetos mais inovadores no âmbito do programa Inova Talentos.
Publicado em 07/11/2024