BOXE LUTO

George Foreman: lenda do Boxe morre aos 76 anos.

Sport/Boxing, London, England, September 1989, Three former World Heavyweight Champions of the World pictured at a charity boxing evening, L-R: Joe Frazier, George Foreman and Muhammad Ali (Photo by Popperfoto via Getty Images/Getty Images)

 

 

George Foreman v Scott LeDoux

Por Combate.com — Rio de Janeiro

O mundo se despede de um dos maiores nomes da história do boxe. George Foreman morreu nesta sexta-feira, nos EUA, aos 76 anos. Foreman conquistou o ouro olímpico em 1968 e foi campeão mundial dos pesos-pesados em 1973, aos 24 anos, e em 1994, aos 45, quando se tornou o lutador mais velho a faturar o cinturão da categoria. O anúncio foi realizado através das redes sociais do atleta e não especificou a causa da morte.

“Nossos corações estão partidos. Com profunda tristeza, anunciamos o falecimento do nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos. Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai amoroso e um orgulhoso avô e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito.

George Foreman Preaches Um humanitário, um atleta olímpico e duas vezes campeão mundial dos pesos pesados, ele era profundamente respeitado — uma força para o bem, um homem de disciplina, convicção e um protetor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome — para sua família. Somos gratos pela demonstração de amor e orações e pedimos gentilmente privacidade enquanto honramos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso.”

George Edward Foreman nasceu no dia 10 de janeiro de 1949, em Marshall, no Texas, e impressionou desde cedo pelo tamanho. Por ser um bebê muito grande, ele ficou conhecido como “Big George” anos mais tarde.

Apesar do tamanho, Foreman demorou a se encontrar no boxe e na vida. Pouco ligado aos estudos, George costumava cometer bullying com crianças mais novas e não gostava de acordar cedo para assistir às aulas. Com 15 anos, ele brigava e cometia furtos em Houston, no Texas.

George Foreman Waves US Flag at Olympic Games

Com apenas 19 anos, ele conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de 1968, na Cidade do México. Ao todo, foram 26 lutas como amador, sendo 22 vitórias e quatro derrotas.

No ano seguinte, em 1969, George Foreman iniciou sua trajetória no boxe profissional. Os primeiros cinturões da categoria peso-pesado vieram cinco anos depois da medalha olímpica.

Aos 24 anos, foi campeão pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) ao vencer a lenda Joe Frazier por nocaute técnico no dia 22 de janeiro de 1973, em Kingston, na Jamaica.

Ele foi um dos protagonistas da “Luta do Século”.

No dia 30 de outubro de 1974, Foreman enfrentou Muhammad Ali diante de 60 mil pessoas em Kinshasa, no antigo Zaire (atualmente República Democrática do Congo), em um duelo que ficou conhecido como “Luta na Selva”. A audiência global do duelo ficou estimada em um bilhão de pessoas.

George Foreman Fighting Muhammed Ali

– Eu bati nele com tanta força embaixo do pescoço e o ouvi dizer: “Ai”. Nunca vou esquecer isso. Ele estava tentando vencer uma luta de boxe, eu estava tentando matar aquele cara. E eu queria uma segunda chance para pegá-lo. Isso me deixou triste depois que encontrei minha religião. Eu me apaixonei por ele. Nós passamos a nos falar pelo telefone e, depois, por chamada de vídeo. Nós nos amávamos, gostávamos de comer e fazer piadas. Ele se tornou o meu amigo mais amado de todos. Sinto falta dele, porque este foi o presente que ganhei do boxe: Muhammad Ali e a nossa amizade. Este foi o meu presente – disse ao canal “I AM ATHLETE”.

Fora dos ringues

Foreman faz propaganda da grelha que leva seu nome em Londres, em 2003 — Foto: Steve Finn/Getty Images

Talvez os mais jovens não conheçam o nome George Foreman por causa do boxe.

Com um talento para as vendas, ele ganhou a cozinha de lares de todo o mundo com um grill que leva seu nome. O negócio trouxe ainda mais milhões para a conta bancária do ex-peso-pesado.

Publicado em 22/03/2025