A descarbonização da economia vem sendo considerada por especialistas como a única saída para enfrentar a crise climática e seus efeitos. Grande parte das empresas reconhece a relevância da pauta e a urgência de reduzir a emissão de gases de efeito estufa nas atividades produtivas, tanto pelo potencial de receita como pelos benefícios ambientais e sociais envolvidos. Para ajudar as indústrias a avançar nessa agenda, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realiza segunda-feira (11/12) workshop sobre o tema Hidrogênio como Alternativa para a Descarbonização da Indústria, com participação de diversos especialistas do setor.
Na ocasião, serão formalizadas parcerias para viabilizar a implantação do 1º Centro de Excelência em Qualidade da Zeiss no Brasil – empresa de origem alemã referência na produção e distribuição de soluções inovadoras em metrologia industrial – e do Centro de Excelência em Energias Sustentáveis, com a Universidade Federal de Goiás (UFG).Num investimento de R$ 70 milhões, o complexo da Zeiss será instalado na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia, com previsão de início das atividades em julho de 2024. Na parceria com a UFG, os recursos são em torno de R$ 48 milhões, subsidiados entre a Fieg e a universidade, que sediará parte da estrutura. O Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial, de Goiânia, vai abrigar a outra parte. O Centro de Energias Sustentáveis deve entrar em operação em março de 2026.
Os novos ambientes visam dar suporte às indústrias na transformação tecnológica, nos processos relativos à melhoria da qualidade de seus produtos.
SERVIÇO:
Data: 11 de dezembro de 2023
Horário: 15 horas
Local: Casa da Indústria, 10º andar, auditório Hélio Naves