No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com a doença de Alzheimer e é estimado que 100 mil novos casos são diagnosticados anualmente, segundo dados do Governo Federal. Essa condição neurodegenerativa, que afeta a memória, cognição e habilidades funcionais, pode levar muitos pacientes a desenvolverem diferentes sintomas, entre eles, a incontinência urinária. Com a campanha Fevereiro Roxo, de conscientização sobre o Alzheimer e outras doenças crônicas, como Lúpus e Fibromialgia, TENA, número 1 mundial em produtos para incontinência urinária adulta, marca da Essity, líder global em higiene e saúde, entra em destaque e oferece soluções para lidar com essa situação.
A campanha de conscientização visa a apoiar pacientes e familiares no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer e de outras doenças crônicas, promovendo bem-estar a essas pessoas. Lançada em 2014 com o apoio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), a iniciativa tem como objetivo disseminar conhecimentos que proporcionem mais conforto a quem lida com essas condições.
No caso do Alzheimer, alguns sinais de alerta são: esquecimentos constantes que prejudicam a rotina; sensação de desorientação; dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia; e mudanças de humor. A perda de habilidades cognitivas pode resultar na diminuição da percepção das sensações corporais, como a vontade de ir urinar. Com isso, é comum que pacientes vivenciem episódios de escapes de urina de forma progressiva.
“Na prática, a pessoa com Alzheimer pode não perceber a necessidade de ir ao banheiro, não reconhecer o espaço ou até não saber usá-lo corretamente”, afirma Maria Alice Lelis, doutora em Ciências da Saúde – Área Urologia pela Unifesp e enfermeira consultora da marca TENA. “E quando isso acontece, os episódios de incontinência se tornam mais frequentes e intensos, especialmente à medida que a mobilidade do paciente diminui. Nestas condições, há maior risco do aparecimento de lesões, relacionadas ao tempo de exposição da pele à umidade. É essencial que os cuidadores (familiares ou contratados) desenvolvam uma rotina adequada de cuidados com a pele, com o objetivo de manter a pele seca, limpa e protegida.
Para manter a pele seca, é necessário selecionar produtos absorventes com alta performance de absorção, mantendo a umidade longe da pele. Podem ser selecionados modelos como as pants (roupa íntima descartável) para pacientes com capacidade de locomoção e fraldas para os acamados, proporcionando mais conforto, dignidade e qualidade de vida.
“A higiene do local pode ser realizada com água e sabonete líquido ou com o uso de toalhas umedecidas, desenvolvidas para adultos e idosos, que limpam e hidratam a pele. Para maior proteção, é recomendado o uso de um creme que forma uma barreira protetora na pele”, explica a enfermeira.
“TENA oferece produtos desenvolvidos especificamente para a incontinência urinária, com alta capacidade de absorção e controle de odor. A Linha Dermacare é uma excelente opção para quem precisa de conforto, proteção e cuidados com a pele,” indica a especialista. “Os produtos absorventes dessa linha foram feitos com materiais respiráveis que ajudam a manter a pele saudável e seca, prevenindo irritações”, continua.
A roupa íntima descartável TENA Pants Dermacare, por exemplo, possui canais profundos que absorvem a urina duas vezes mais rapidamente, se comparada a outros produtos sem esses canais, o que proporciona maior segurança e maior conforto para o paciente. Além disso, a fralda descartável TENA Dermacare Slip se destaca pelo ajuste perfeito, com microganchos reposicionáveis, e pela tecnologia antivazamento e de controle de odor. Os produtos são unissex, hipoalergênicos e indicados para todas as idades, com uma tecnologia de rápida absorção que garante proteção durante o dia e a noite. As Toalhas Umedecidas TENA Dermacare, desenvolvidas para higiene de adultos e idosos, proporciona limpeza suave, além de conter ativos hidratantes que auxiliam na saúde da pele. O Creme de Zinco TENA forma uma camada protetora na pele, auxiliando na prevenção de lesões.
A enfermeira Maria Alice compartilha algumas orientações essenciais para lidar com a incontinência urinária em pacientes com Alzheimer:
- Lembrete sobre o banheiro: incentive a pessoa a usar o banheiro regularmente para evitar acidentes.
- Facilidade na rotina: mantenha no quarto uma cadeira higiênica (cadeira com bacia removível), se o banheiro for distante ou o paciente tiver dificuldades de mobilidade.
- Identificação e iluminação: use sinais visíveis ou luz de presença para facilitar o uso do banheiro à noite.
- Cores contrastantes: utilize cores diferentes no assento do vaso sanitário e no suporte de papel higiênico para facilitar a identificação.
- Produtos diurnos: se a pessoa tem escapes de urina antes de chegar ao banheiro, é indicado utilizar como proteção, os modelos pants descartáveis TENA, que vestem como uma calcinha ou como uma cueca e facilitam o uso do vaso sanitário.
- Produtos noturnos: use fraldas ou pants descartáveis TENA para garantir conforto e evitar vazamentos durante a noite.
- Paciência e respeito: Use um tom de voz calmo durante episódios de incontinência, evitando estresse e desconforto emocional.
No Brasil, os pacientes com Alzheimer e incontinência urinária têm à disposição, nos centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), um tratamento multidisciplinar integral e gratuito. São oferecidos medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas e fornecem apoio contínuo no cuidado com a incontinência urinária, condição muitas vezes associada ao Alzheimer.
Saiba mais no site da Essity.
Publicado em 28/02/2025
Add Comment