Lula

Estadão detona viagem de Lula à Rússia: “um vexame moral e um fiasco geopolítico”.

Putin liga para Lula e discute proposta de paz para a guerra na Ucrânia

Estadão

O jornal O Estado de São Paulo, um dos mais importantes e mais respeitados do Brasil, publicou no seu editorial deste sábado, 10/05/2025, duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao sei governo, especialmente por conta da visita que o presidente fez nesta sexta-feira à Rússia para participar do “dia da vitória”, data em que os russos comemoram a vitória sobre a Alemanha Nazista na segunda grande guerra mundial.

O Estadão coloca Lula numa situação vergonhosa diante do mundo democrático ao demonstrar o quão pequeno o Governo Lula se tornou com sua política externa. No editorial do Estadão a ação de Lula foi chamada de um “vexame moral”.

Ao tomar parte nas celebrações do “Dia da Vitória” em Moscou – data em que a Rússia festeja a vitória na 2.ª Guerra contra o nazismo alemão e que o autocrata Vladimir Putin usa para fazer propaganda de seu regime tirano –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva selou não um triunfo diplomático ou um gesto de realismo pragmático, mas um vexame moral e um fiasco geopolítico para o Brasil. Ao lado de autocratas de todos os cantos, Lula foi aquilo que os antigos agentes secretos soviéticos chamariam de “idiota útil”: um ocidental deslumbrado e voluntarioso – e descartável após servir às ambições do império russo.

Publicado em 11/05/2025