Redação Ge
Já notou que todos os carros de F1 possuem uma placa de madeira na parte de baixo? Foi essa peça, chamada de prancha (no inglês, “plank”, “skid block” ou “skid pads”) que causou a desclassificação de Lewis Hamilton e Charles Leclerc no GP dos Estados Unidos deste domingo, vencido por Max Verstappen.
O dispositivo é milimetricamente controlado pelo Regulamento Técnico da categoria e surgiu após a morte de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no GP de San Marino em 1994.
O trecho do regulamento citado na punição de Leclerc e Hamilton, o artigo 3.5.9.e do regulamento técnico da F1, sinaliza as medidas exatas para a instalação da prancha; sua posição em relação à parte inferior do carro, bordas e furos. A sanção foi aplicada pela espessura irregular no dispositivo:
“A espessura da montagem da prancha medida normalmente em relação à superfície inferior deve ser de 10mm ± 0.2mm e deve ser uniforme quando nova. Será aceita uma espessura mínima de 9mm devido ao desgaste, e a conformidade com essa disposição será verificada nas bordas dos furos designados”.