Câmara Municipal de Goiânia | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção
A 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Goiânia ainda nem começou, mas os vereadores já estão de olho nas eleições de 2026. Grande parte deles busca uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), mas há também aqueles que almejam um salto ainda maior: o Congresso Nacional, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.
As articulações já iniciaram, vários políticos estão circulando pela Câmara para montar grupos políticos visando a construção de chapas. Além dos eleitos e reeleitos, vereadores que estão sem mandato ou que não foram reeleitos estão rondando a Casa em busca de um novo mandato.
As articulações já começaram, e vários políticos estão circulando pela Câmara para formar grupos e construir chapas. Além dos eleitos e reeleitos, vereadores que estão sem mandato ou que não foram reeleitos também estão rondando a Casa em busca de uma nova oportunidade.
Esse processo interessa a todos os lados, tanto aos candidatos com ou sem mandato, quanto aos suplentes. Em cada eleição presidencial, a Câmara abre vagas devido ao fato de que sempre há vereadores que assumem outros mandatos. Por exemplo, em 2022, Clécio Alves (Republicanos) e Mauro Rubem (PT) foram para a Alego.
Candidatos sem mandato também falam que é necessário disputar o próximo pleito para manter o nome na mídia. O argumento é de que ficar de fora do processo por mais quatro anos pode ter consequências perigosas para a carreira política.
Na Câmara Municipal, os vereadores com maior musculatura política, que poderiam disputar o mandato de deputado federal de forma competitiva são Aava Santiago (PSDB), Igor Franco (MDB), Edward Madureira (PT) e Major Vitor Hugo (PL).
Sabrina Garcez (Republicanos) foi recém nomeada para a Secretaria de Governo de Sandro Mabel (Segov). A vereadora não foi reeleita e, antes de ser confirmada para o cargo na próxima gestão municipal, seu plano poderia incluir a disputa de uma vaga na Alego. Entretanto, a pasta parece ser um espaço mais importante e que não vale o risco de se licenciar para disputar o pleito.
Dos 37 vereadores da Casa, ao menos 20 já miram o próximo passo em suas carreiras, cogitando a Assembleia: Bill Guerra (MDB), Cabo Senna (PRD), Edgar Duarte (PDT), Fabrício Rosa (PT), Geverson Abel (Republicanos), Henrique Alves (MDB), Juarez Lopes (PDT), Kátia Maria (PT), Léo José (Solidariedade), Leandro Sena (Solidariedade), Lucas Kitão (UB), Markim Goyá (PRD), Pedro Azulão Jr. (MDB), Romário Policarpo (PRD), Ronilson Reis (Solidariedade), Sargento Novandir (MDB), Thialu Guiotti (Avante), Willian Veloso (PL) e Wellington Bessa (DC). (F.V.)
Publicado em 26/12/2024
Add Comment