Secretaria Municipal de Educação promove Campanha Vista Azul pela conscientização do autismo.
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2/4), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), convida a comunidade escolar a vestir uma peça de roupa azul, em apoio e solidariedade à causa do autismo.
O objetivo é ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em demonstração do apoio à inclusão dos alunos afetados pelo transtorno, que somam 2.561 estudantes, de um total de 115 mil matriculados na rede municipal de ensino de Goiânia.
Desde o mês de março deste ano, a SME desenvolve, nas escolas e unidades de Educação Infantil, ações como rodas de conversa, contação de histórias, oficinas interativas, produções escritas e momentos de sensibilização. As atividades com foco no mês de abril têm como objetivo fortalecer a empatia e o respeito às diferenças. Até o mês de novembro, há outras ações programadas sobre a temática do TEA, como Festival Paralímpico, formações e outros projetos.
De acordo com a Secretaria de Educação, o azul foi escolhido como cor representativa do autismo em associação com o mar, que é calmo e, por vezes, tempestuoso, refletindo as variações que podem ocorrer no comportamento das pessoas com autismo.
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Campanha Abril Azul busca difundir informações sobre o TEA, combater o preconceito e promover a inclusão dos autistas. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento de causa genética que altera o desenvolvimento infantil, afetando a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
Add Comment