SME

Educação de Goiânia promove Campanha Vista Azul pela conscientização do autismo.

Secretaria Municipal de Educação promove Campanha Vista Azul pela conscientização do autismo.

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2/4), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), convida a comunidade escolar a vestir uma peça de roupa azul, em apoio e solidariedade à causa do autismo.

O objetivo é ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em demonstração do apoio à inclusão dos alunos afetados pelo transtorno, que somam 2.561 estudantes, de um total de 115 mil matriculados na rede municipal de ensino de Goiânia.

Desde o mês de março deste ano, a SME desenvolve, nas escolas e unidades de Educação Infantil, ações como rodas de conversa, contação de histórias, oficinas interativas, produções escritas e momentos de sensibilização. As atividades com foco no mês de abril têm como objetivo fortalecer a empatia e o respeito às diferenças. Até o mês de novembro, há outras ações programadas sobre a temática do TEA, como Festival Paralímpico, formações e outros projetos.

De acordo com a Secretaria de Educação, o azul foi escolhido como cor representativa do autismo em associação com o mar, que é calmo e, por vezes, tempestuoso, refletindo as variações que podem ocorrer no comportamento das pessoas com autismo.

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Campanha Abril Azul busca difundir informações sobre o TEA, combater o preconceito e promover a inclusão dos autistas. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento de causa genética que altera o desenvolvimento infantil, afetando a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia