IDOSOS

Dicas para os idosos curtirem os feriados.

500.200+ Idosos Felizes fotos de stock, imagens e fotos ...

Em primeiro de maio comemora-se o Dia do Trabalhador.

Curtir um feriado viajando ou passeando, é um direito da pessoa idosa, mas é um dever fazê-lo com segurança. Aproveitar esse período festivo, não é privilégio apenas dos mais novos e as pessoas idosas também demonstram muita disposição quando o assunto é curtir esses momentos de descanso e lazer. Por isso, é importante se preparar para os passeios, já que a idade não é um fator limitante para se aproveitar bem qualquer festividade. Para quem já passou dos 60 anos de idade, os passeios trazem benefícios, tanto para a saúde física e mental, na socialização e a movimentação física. Portanto, qualquer diversão pode ser muito bem aproveitada.

Como orienta o Dr. Cristhiano Holanda, Geriatra e Gerente Médico do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), “entre os cuidados que a pessoa idosa deve ter, um dos mais importantes é a hidratação. Muitos idosos têm o centro da sede reduzido, portanto acabam ingerindo menos água sem perceber, o que pode levar a um mal estar repentino, quedas inesperadas e até desmaios. Não se expôr ao sol em demasia também é uma dica importante. Em passeios, caminhadas e visitas a locais com grande fluxo de pessoas, como clubes, no entanto, deve-se ter cuidado com as aglomerações, pois o risco de quedas e traumas nesta população é muito grande”.

Além disso, antes de sair, certifique-se de planejar o passeio levando em consideração as necessidades específicas do idoso, como acessibilidade, condições climáticas, distância a percorrer e disponibilidade de instalações sanitárias. Verifique se o idoso tem consigo todos os medicamentos necessários e, se o passeio envolver viagens longas de carro, ônibus ou avião, certifique-se de que o idoso esteja confortável durante o trajeto.

Sempre esteja atento aos sinais de fadiga ou desconforto do idoso, respeitando seus limites. E certifique-se de ter em mãos informações de contato de emergência, como números de telefone de familiares, o endereço do local onde estão hospedados e informações sobre qualquer condição médica relevante do idoso.

Anualmente no Brasil, mais de 40% das internações por desidratação no SUS são de pacientes com mais de 60 anos de idade. Quanto às quedas, segundo o Ministério da Saúde, elas ocorrem em um terço dos indivíduos com mais de 65 anos e, destes, 5% sofrem fraturas. Dentre os que têm 80 anos ou mais, quase metade caem pelo menos uma vez ao ano.

Publicado em 28/04/2024