Antes, preservadas, hoje, queimadas e derrubadas pelo desmatamento e especulação imobiliária inclusive!
Estudo realizado pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que a evaporação de uma única árvore pode gerar o efeito refrigerador de 10 aparelhos de ar condicionado. Isso porque elas são capazes de proporcionar a redução térmica através das sombras e da transpiração, bloqueando parte da radiação solar através de suas folhas e transpirando água, reduzindo a temperatura incidente abaixo de suas copas. Dessa forma, áreas arborizadas podem apresentar temperaturas de -4°C até -12°C quando comparadas com áreas não arborizadas em espaços urbanizados.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 foi o ano mais quente registrado na história. O Brasil registrou média de temperaturas em 24,92°C, o que representa 0,69°C acima da média histórica de 1991/2020.
Por isso, neste Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, é essencial reforçar seus benefícios, principalmente em áreas urbanas. Além de baixar a temperatura, elas promovem muitos serviços ecossistêmicos: melhoram a qualidade do ar ao absorver gás carbônico e purificam, retendo poluentes, minimizam o barulho, estabilizam a umidade do ar, entre outras vantagens.
Motivos como este estão tornado as árvores um grande atrativo nos lançamentos imobiliáiros. Estudo Tendências de Moradia, do Fipe Zap+, mostra que a proximidade de parques e áreas verdes é a segunda característica mais buscada por potenciais compradores de imóveis (29%). O item fica atrás apenas de “estar próximo a vias de acesso e avenidas (48%)” e a frente de “estar próximo de clubes, shoppings, cinemas, teatros e museus (24%)” e “estar próximo de praias (15%)”.
Conheça alguns projetos goianos que seguem nesta direção:
*24 parques Vaca Brava no quintal de casa*
No Portal do Sol Golfe, a área verde por morador é 80 vezes mais do que a recomendação da ONU. Situado às margens da GO-020, são quase 2 milhões de metros quadrados de área verde. Ela compreende o campo de golfe, com 748.938,79 metros quadrados, as Áreas de Preservação Ambiental (APA), com 971.255,39 metros quadrados, e também as áreas de paisagismo dos condomínios, que juntas ultrapassam 288 mil metros quadrados. Para se ter ideia, a titulo de comparação, todo este verde equivale a 24 parques do tamanho do tradicional Vaca Brava, situado em Goiânia.
Coordenador de Vendas do Portal do Sol Green, comenta que um dos diferenciais sentidos pela grande presença de árvores é a redução da temperatura, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. “A presença de uma grande área verde como a nossa valoriza bastante o empreendimento, é algo cada vez mais desejado pelo público”, diz.
*Parques em novas regiões*
Urbanizar inclui um parque levando mais qualidade de vida para o novo setor, destino de muitos que estão concretizando sua primeira moradia no endereço. Batizado como Parque do Lago, o espaço tem cerca de 88 mil metros quadrados, com lago e área verde preservada. Para se ter ideia do tamanho, ele é maior que o Parque Vaca Brava, um dos cartões postais em Goiânia. Quando ficar pronto, o parque contará com pista de caminhada e cooper, ciclovias, academia ao ar livre, playground, espaço pet e quadra poliesportiva. Além do parque, o Reserva do Bosque conta ainda com 87.473 m² de área de preservação permanente (APP).
*Encontro de rios e muito verde*
Com 300 mil metros quadrados de área verde e banhado por dois rios, o Corumbá e o Capivari, o Encontro das Águas tem como ativos a privacidade e a reconexão com a natureza. O projeto, já em obras e com a segunda safra de lotes em lançamento, é inspirado em modelos de sucesso como a Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo.
“Nós aproveitamos a boa localização da cidade, que fica no eixo Goiânia-Brasília, onde vivem mais de seis milhões de pessoas em ritmo de vida acelerado e oferecemos uma alternativa para quem deseja “fugir” da agitação e do estresse de sua rotina, e quer mais tranquilidade para recarregar as energias”, completa Victor. A 10 minutos de Abadiânia, o empreendimento tem acesso pela BR-060, entre o Route 60 e Madero. A localização próxima ao município facilita a contratação de serviços de manutenção, assim como acesso a estruturas próximas como Outlet Premium, Jerivá, futuro Mcdonald’s e os já citados Route 60 e Madero.
*No lugar de muros, árvores contornam todo o bairro*
Em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, o bairro planejado Reserva do Vale – cidade paraíso, possui 600 mil m² de reserva natural e Área de Preservação Permanente (APP), com quatro córregos neste perímetro, e este atributo vem atraindo o interesse da população por este diferencial. Planejado para 50 mil habitantes, o bairro planejado enquadra-se na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere 12 m² de área verde por habitante.
Além das áreas de mata nativa, o Reserva do Vale – cidade paraíso vai implantar dois parques para a convivência dos moradores do bairro e também da cidade de Valparaíso de Goiás. Um deles será o Parque Mirante do Vale, com mais de 35 mil m². “De lá, será possível contemplar a vista exuberante para a reserva natural, que acompanha todo o contorno do bairro”, diz Marco Franco, engenheiro e um dos sócios do projeto.
Publicado em 21/09/2024