O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás lançou nesta segunda-feira, dia 6, o Maio Amarelo. Numa cerimônia, que contou com a participação de representantes dos diversos órgãos autuadores, Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Estadual de Trânsito, o presidente da autarquia, Delegado Waldir, lembrou que o trânsito mata mais que muitas guerras. Além de aproximadamente 1.400 vitimas fatais por ano, nos últimos três anos 139 mil pessoas ficaram sequeladas em decorrência de acidentes automobilísticos.
O Maio Amarelo é um movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Neste ano o tema do central é “A paz no trânsito começa por você”. O Detran-GO trabalha com a campanha “Não transforme o trânsito numa guerra”, que servirá para mobilizar a sociedade sobre a importância de ações prudentes no trânsito para a redução de acidentes.
Durante todo o mês de maio, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil somarão esforços para debater a necessidade de redução dos índices de acidentes em todo o mundo. Em Goiás, serão realizadas blitzes, palestras e ações educativas em diversos municípios.
“O álcool, o excesso de velocidade, a falta do uso de cinto de segurança são os nossos maiores inimigos no trânsito. Não é à toa que a nossa campanha este ano traz o tema da guerra. Nas mãos de uma pessoa assassina, o veículo pode ser uma arma. Precisamos repensar nossas ações e promover a paz no trânsito”, defende o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Para iniciar, será realizado um circuito de ações educativas em dez parques espalhados por todas as regiões de Goiânia. Durante os finais de semana, o Detran-GO irá abordar ciclistas e pedestres no parque para ensinar sobre segurança no trânsito de forma divertida e interativa. As atividades, para todas as idades, incluem palestras, oficinas, brincadeiras e distribuição de material informativo.
Publicado em 07/05/2024