Desde fevereiro deste ano, 38 estudantes do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Militarizada Frain Faquim, em Nova Veneza, a 29 km de Goiânia, estão se reunindo todas as segundas-feiras na própria unidade escolar em preparação para emocionar centenas de pessoas em junho. Elas fazem parte do coral Vocini di Veneza, criado para apresentações musicais no Festival Italiano de Nova Veneza, que neste ano chega a sua 19ª edição.
“As crianças estão empolgadíssimas. À medida que vai chegando o festival, elas já ficam ansiosas e muito entusiasmadas para se apresentar no palco da festar”, descreve a professora de canto e organizadora do coral, Irailde Pereira, uma goiana de berço e italiana de coração. Há 30 anos, ela vive em Nova Veneza e se envolveu com a cultura da cidade, aprendeu italiano e passou a ser responsável pelo coral infantil.
“A gratificação é enorme, já que muitas crianças que passaram pelo coral há anos, hoje continuam nos palcos, como cantores e instrumentistas, são ‘filhos’ do festival”, celebra a professora, que conta que o coral começou em Nova Veneza há 17 anos, em 2008.
O repertório, como conta Irailde, tem novidades todos os anos. Depois de emocionar os participantes da festa com a música ‘Imagine’, de John Lennon, em italiano; e com a tradicional ‘Funiculí, Funiculá’, por exemplo, neste ano as crianças estão preparando versões de ‘Mamma Mia’, do grupo ABBA, ‘Stand by Me’, de Ben E. King, entre outras canções de sucesso mundial.
A pequena Mariane Muniz Soares, de 10 anos, é uma das estudantes que está ensaiando para a apresentação no Festival. Ela já participa do coral desde os 7 anos e conta que estar no palco do evento é muito gratificante. “Mesmo não tendo parentes que são italianos, eu adoro aprender mais sobre a cultura. Estou com muita expectativa para a apresentação. Meus colegas e eu adoramos cantar e subir no palco será maravilhoso. Faço questão de participar todos os anos”, disse
Para a mãe da estudante, a participação de Mariane no coral ajuda em seu desenvolvimento. “A Mariane sempre mostrou interesse pela festa e pela cultura, por isso faz questão de fazer parte do coral, esse sendo seu 4º ano consecutivo. Percebi que ela tem cada vez mais disciplina, tanto com os ensaios e apresentações. E isso é muito bom para o desenvolvimento como pessoa, ser humano, sem mencionar que ela aprende um novo idioma. E a Mariane faz questão de convidar a todos para assistir as apresentações”, comemora Daniela Muniz.
Como tem alunos que estudam de manhã e outros à tarde, a Secretaria Municipal de Educação decidiu realizar dois ensaios todas as segundas, de acordo com a titular da pasta Helayne Fonseca Martins. “O coral Vocini di Veneza nasceu em 2008 e, desde então, vem fazendo a nossa alegria durante o festival italiano. Para incentivar a participação dos alunos, realizamos um ensaio pela manhã e outro no turno vespertino, assim todos têm esta oportunidade”, conta a secretária municipal.
Save the date
O 19º Festival Italiano de Nova Veneza será realizado entre os dias 5 e 8 de junho com o tema “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a Nossa História, em Português). Muita gastronomia, danças típicas e música típica são atrações do evento que compõe o calendário cultural do Estado de Goiás. No ano passado, a cidade mais italiana de Goiás recebeu 130 mil pessoas nos quatro dias de festa, um recorde. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO-462 ou GO-222.
SERVIÇO
O que: Ensaios do coral Vocini di Veneza com crianças de escola pública
Quando: Todas as segundas-feiras, pela manhã e tarde
Onde: Escola Municipal Militarizada Frain Faquim, que fica na Rua Via Gênova, Qd 26 lote 08 – setor Fratelli Di Venezia, Nova Veneza.
Publicado em 19/05/2025
Add Comment