VENEZUELA

Comitiva do PT comparece à posse de Maduro na Venezuela.

TOPSHOT - Venezuelan President Nicolas Maduro gestures during his proclamation at the CNE headquarters in Caracas on July 29, 2024, a day after the Venezuelan presidential election. President Nicolas Maduro was declared the winner of Venezuela's presidential election but the opposition and key regional neighbours immediately rejected the official results. (Photo by Federico PARRA / AFP) (Photo by FEDERICO PARRA/AFP via Getty Images)

Os integrantes da comitiva do PT na Venezuela: Vera Lúcia Barbosa (a primeira da esquerda para a direita), Monica Valente (a terceira da esquerda para a direita) e Camila Moreno (a quinta da esquerda para a direita) Foto: @ForodeSaoPaulo via X (antigo Twitter)

Estadão – História de Gabriel de Sousa

BRASÍLIA – O Partido dos Trabalhadores (PT) enviou quatro representantes para a posse do ditador venezuelano Nicolás Maduro, que assume um novo mandato nesta sexta-feira, 10, em meio às contestações de fraude na eleição presidencial, realizada no ano passado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não comparecer à solenidade, após o governo solicitar as atas de votação comprovando o resultado do pleito.

O governo, contudo, enviou um representante para a posse de Maduro. Sob críticas da oposição ao petista, a embaixadora brasileira em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira, compareceu à cerimônia por decisão do Planalto.

Após a eleição com suspeitas de fraudes, onde o governo venezuelano decretou a vitória de Maduro sobre o oposicionista Edmundo González, Lula participou de uma aliança internacional que pressionou Maduro para que ele divulgasse as atas eleitorais. O regime chavista não só recusou a publicidade aos documentos como disparou ataques ao governo brasileiro.

Publicado em 11/01/2025

About the author

Patricia Amaral

Add Comment

Click here to post a comment