COB

COB: Hortência se diz aliviada com resultado da eleição do COB: ‘Seria um problema grande’.

 

Hortência durante eleição do COBHortência conversa com o Lance! após a eleição do COB (Fotos: Marcio Dolzan / Lance!

Lance! – Escrito por  e 

A ex-atleta Hortência está aliviada com a vitória de Marco La Porta na eleição presidencial do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizada nesta quinta-feira (3).

Em conversa com o Lance!, a Rainha do Basquete confessou que estava preocupada com a possível eleição de Paulo Wanderley, que iria para o terceiro mandato na concepção da Comissão de Atletas, da qual a ex-jogadora fará parte a partir do ano que vem.

Yane Marques e Marco La PortaYane Marques, vice-presidente, e Marco La Porta, presidente eleito (Foto: Alexandre Loureiro / COB)

– Eu fico muito feliz e aliviada que a oposição ganhou, porque senão seria um problema muito grande. Isso (possível eleição de Paulo Wanderley) seria judicializado. Nós só queremos que se respeite a lei, que diz que tem que haver alternância na governança. Eu estou feliz pelo resultado e mais ainda pela nossa comissão, que se uniu muito em prol de uma causa que defendemos há muitos anos que é a alternância de poder – afirmou.

Marco La Porta 57 anos, celebrou a primeira vitória da oposição em mais de 100 anos de existência da entidade. Entre o início de 2018 e março deste ano, o dirigente foi vice-presidente do atual mandatário, Paulo Wanderley. No entanto, deixou o cargo por divergências e a tempo de concorrer contra o candidato da situação.

– A proposta da nossa chapa é essa, o COB unido. A gente vai sentar com as confederações para entender o melhor projeto para o esporte brasileiro, a peculiaridade de cada confederação. Essa polarização mostra que o outro lado fez uma boa gestão. As pessoas referendaram a gestão do Paulo Wanderley, mas também apostaram no futuro – disse.

A modalidade mais próxima de La Porta é o triathlon, que envolve natação, ciclismo e corrida. Depois de praticar o esporte durante a carreira militar, se tornou treinador. Como vice-presidente da Confederação Brasileira de Triathlon, foi chefe de equipe nas Olimpíadas de Londres e Rio de Janeiro. Posteriormente, em 2017, foi eleito presidente da mesma entidade. Já fora do COB, acompanhou de perto os atletas brasileiros da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris.

Quem é Yane Marques, vice-presidente de La Porta?

Yane Marques

Marco La Porta convidou a medalhista olímpica Yane Marques, de 40 anos, para ser a sua vice-presidente. Como atleta do pentatlo moderno, ela foi bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, conquistou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos e duas em mundiais.

Paulo Wanderley presidente do COB — Foto: Wander Roberto/COBPaulo Wanderley ex presidente do COB — Foto: Wander Roberto/COB

Paulo Wanderley entendia que poderia ser reeleito, porque inicialmente esteve à frente do COB para um “mandato tampão”. O dirigente era vice-presidente do comitê em 2017 e assumiu a gestão máxima da entidade em outubro daquele ano após renúncia do então presidente, Carlos Arthur Nuzman. Wanderley completou o mandato em 2020 e foi reeleito para mais um quadriênio, que se encerra agora.

A nova candidatura de Paulo Wanderley foi aprovada pelo Conselho de Ética do COB. A Comissão de Atletas, porém, discordou da decisão. O órgão se apoiava no máximo de oito anos de mandato estipulado pelo estatuto do COB e pela legislação brasileira, através da Lei Pelé. Por isso, todos os integrantes votaram em Marco La Porta, como confirmou Hortência:

– Os atletas também têm direito ao voto. Nós mostramos que a nossa comissão tem união, tem trabalho de equipe. E a gente ouve, é uma comissão muito democrática. Ontem, ficamos em reunião até 00h para decidir como a gente ia votar.

Publicado em 03/10/2024