João Nascimento – Jornalista
Os atletas goianos João Santana, Lucca Souza e Juliana Fonseca estão treinando forte para participarem, em outubro e novembro próximos, das competições nacionais de Saltos Ornamentais e High Diving (Mergulho Alto), que serão realizadas na piscina do Esporte Clube Pinheiro, em São Paulo (SP). São elas: Taça Brasil de Saltos Ornamentais, Campeonato Brasileiro Master de Saltos Ornamentais e Campeonato Brasileiro de High Diving.
João Santana, Lucca Souza e Juliana Fonseca, todos já bicampeões brasileiros, estarão na busca pelo tricampeonato.
Além de atleta master, João Santana é um dos melhores técnicos da modalidade no Brasil, inclusive com excelentes serviços prestados à Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO), cujo nome de fantasia é Saltos Brasil. Inclusive, desenvolveu, no Clube Ferreira Pacheco, um projeto que incentiva pessoas de todas as idades a praticar Saltos Ornamentais.
A maioria dos participantes era composta por crianças, que já se preparam para as primeiras competições.
Apaixonadas pelo esporte, elas também se divertem enquanto aprendem com o mestre João Santana e sua auxiliar Juliana Fonseca. E, além do campeão Lucca Souza, de 20 anos, também já se destaca em competições nacionais a atleta Ísis Castro, de 8 anos, que obteve a sétima colocação em sua primeira Copinha Brasil, em duas provas.
Todos os goianos integravam o Projeto Salta Brasil/Sesi Goiás, que foi comandado pelo professor João Santana, até o fim da parceria, agora em julho último.
A equipe campeã é treinada por Juliana Fonseca. Aliás, João Santana e Juliana Fonseca seguem empenhados em montar as próximas equipes goianas de competição, que entrarão em ação a qualquer momento, em local inédito, com objetivos ousados, conforme garante o técnico.
O atleta Lucca Souza está atualmente em Brasília (DF), estudando na UNB o curso superior de Educação Física. Seus treinos passaram integralmente para lá, onde se prepara para as competições de Saltos Ornamentais e High Diving. “Estamos na expectativa de sua convocação para a seleção brasileira, onde poderá participar da Copa do Mundo de High Diving, que será realizada em outubro, na cidade de Brasília, pela primeira vez”, conclui Santana.
Publicado em 30/08/2024