INTERNACIONAL

Arévalo, candidato anti corrupção vence na Guatemala, recebe saudações internacionais.

Candidato presidencial Bernardo Arévalo após sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais, na Cidade da Guatemala, Guatemala

História por Por Cassandra Garrison e Sofia Menchu

CIDADE DE GUATEMALA (Reuters) – Líderes internacionais parabenizaram Bernardo Arévalo por sua folgada vitória na eleição presidencial da Guatemala, um resultado que por muito tempo foi tido como improvável para o candidato com discurso anticorrupção em um pleito cheio de acusações de interferência do governo.

Com todos os votos apurados, Arévalo, um ex-diplomata de 64 anos e filho do primeiro presidente eleito democraticamente na Guatemala, obteve 58% dos votos, contra 37% da ex-primeira-dama Sandra Torres.

Um oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que o povo da Guatemala havia se pronunciado e que o resultado da votação era definitivo.

O chefe da política externa da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o resultado foi “muito claro” e enalteceu a promessa do governo guatemalteco de realizar uma transição tranquila de poder.

Suas saudações foram ecoadas por líderes de países vizinhos, incluindo o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, a presidente de Honduras, Xiomara Castro, e o da Nicarágua, Daniel Ortega.

Arévalo, que liderou uma campanha anticorrupção, não teve facilidade. Desafiando as pesquisas de opinião, ele obteve um surpreendente segundo lugar no primeiro turno, em junho. Vários candidatos da oposição foram impedidos de disputar o pleito.

Publicado em 22/08/2023