CBB NBB

Acordo faz NBB voltar a ter chancela da Confederação Brasileira.

 

Rodrigo Montoro e Marcelo Sousa, nessa ordem, à esquerda, são presidentes de LNB e CBB — Foto: Maurício Almeida/CBBRodrigo Montoro e Marcelo Sousa, nessa ordem, à esquerda, são presidentes de LNB e CBB — Foto: Maurício Almeida/CBB

Por Redação do Ge — Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciaram, nesta quarta-feira (2), acordo que encerra um afastamento entre as entidades.

A partir da próxima temporada, o Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela LNB, voltará a ter a chancela da CBB e retomará o posto de liga profissional da primeira divisão nacional. Com isso, distribuirá vagas para torneios do exterior, como a Champions League Américas e a Liga Sul-Americana. Também terá um sistema de rebaixamento, de acordo com apuração do ge.

CBB e LNB estavam rompidas desde junho de 2023. Na época, o NBB perdeu a chancela da Confederação e a condição de torneio nacional oficial. Assim, deixou de ser levado em consideração pela Fiba para a distribuição de vagas em torneios internacionais. Ainda que equipes do Brasil tenham disputado a Champions League Américas nos últimos anos, a Liga Sul-Americana – segundo principal torneio do continente – ficou sem representantes brasileiros.

A ruptura aconteceu após a LNB entrar na justiça comum contra a CBB, o que representou uma quebra de contrato na visão da Confederação. A Fiba teve papel fundamental nas conversas para que as entidades brasileiras voltassem a se entender.

– É um novo momento para o basquete nacional. Conseguimos, todos nós, junto da Fiba, chegar em entendimentos que gerarão ganhos para a modalidade e que beneficiarão todo o ecossistema. Vamos trabalhar juntos para que a história da modalidade siga vitoriosa, trazendo mais desenvolvimento em todas as áreas – disse Marcelo Sousa, presidente da CBB.

Publicado em 02/04/2025

About the author

Patricia Amaral

Add Comment

Click here to post a comment