Universidade Federal de Goiás - UFG

Acolhimento no Ensino e suas diversas faces.

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira 

 

A Universidade Federal de Goiás conta hoje com 19.967 estudantes de graduação. Mas esse dado não é só um número. Cada uma dessas pessoas possui uma história de vida, vivência e realidade única. Ciente de que uma instituição superior pública de ensino é composta por muito mais do que um aglomerado de estatísticas ou metodologias, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) promoveu a abertura da Semana do Planejamento 2023/2. O objetivo foi reavivar o sentimento de que a missão prioritária da UFG é o Ensino, visando a formação de profissionais que tenham uma visão humanística e social crítica. Nesse processo, se faz necessário olhar para as particularidades, visando acolher as diversas vivências e proporcionar um ambiente que permita aos estudantes integralizarem seus cursos da melhor maneira possível. A mesa-redonda da tarde de discussões e diálogo contou com pesquisadores que discutiram o autismo, a epilepsia e o acolhimento aos estudantes indígenas e quilombolas.

“O planejamento é uma área estratégica e dita o tom de todos os trabalhos, por isso, deve ser realizado de forma coletiva. Sejam bem-vindos e bem-vindas a esse evento”. Foi com essa motivação que o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, recepcionou os coordenadores de curso, diretores de unidades acadêmicas e docentes da UFG. Ele frisou que a gestão da graduação não deve ser feita dentro dos gabinetes, por isso, o pró-reitor, e sua equipe, visitou todas as unidades acadêmicas da universidade pessoalmente, para entender as necessidades principais dos servidores e as demandas dos estudantes. “Não queremos só colocar alunos dentro da UFG. Queremos olhar para eles e ver o que é necessário para dar as condições de equidade para que cada um conclua seu curso com êxito”, defendeu.

 _UFG6653.jpg

“Conhecer os estudante e oferecer o suporte para que eles realizem seus estudos é a verdadeira acolhida afetiva”, defendeu o pró-reitor de graduação, Israel Elias Trindade.

Publicado em 19/09/2023