HDT

Abril pela Segurança do Paciente inspira mobilização no HDT.

Durante o mês de abril, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), intensifica suas ações voltadas à segurança do paciente, promovendo iniciativas que visam qualificar ainda mais o cuidado prestado e fortalecer a cultura de segurança entre profissionais e usuários. A campanha conta com ações educativas, lúdicas e interativas, que envolvem a equipe multiprofissional.

Duas frentes se destacam nesse trabalho: o Projeto Estações e o Paciente Seguro. O primeiro é uma iniciativa corporativa do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e aborda, de forma criativa, as seis metas internacionais de segurança. Neste mês de abril, o foco está na identificação correta do paciente e na comunicação eficaz entre equipes, com atividades como o teatro mudo, que ilustrou os riscos de falhas na comunicação assistencial.

Já o Paciente Seguro é um projeto que foi iniciado em 2021, com base em uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. Desde então, foi formado o Time do Paciente Seguro, que desenvolve ações junto a colaboradores e usuários, por meio de capacitações, rodas de conversa e entrega de materiais educativos. O objetivo é empoderar o paciente para que ele participe ativamente do seu tratamento, tornando-se parte essencial da segurança assistencial.

Além dessas ações, o HDT realiza anualmente a Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente, aplicada aos colaboradores com base no formulário Survey on Patient Safety Culture (HSOPS) da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), validado internacionalmente. Essa ferramenta permite avaliar a percepção interna sobre práticas de segurança e direcionar melhorias contínuas.

Esse trabalho consistente rendeu reconhecimento nacional ao hospital. O HDT foi classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma das unidades com Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente, conforme avaliação de 2024. O hospital se destacou entre os hospitais com UTI de todo o país que atendem aos mais altos padrões de segurança assistencial. Em Goiás, 79 hospitais participaram da avaliação.

A análise da Anvisa envolveu 21 critérios técnicos, que contemplaram desde a implantação de protocolos essenciais — como cirurgia segura, identificação do paciente, higiene das mãos e prevenção de infecções — até a conformidade com o monitoramento e a notificação de incidentes. Os hospitais avaliados também apresentaram documentos comprobatórios que validaram cada prática implementada.

O reconhecimento reforça o compromisso contínuo do HDT com uma assistência segura, humana e de qualidade. Ao investir na formação permanente das equipes e no protagonismo dos pacientes, a unidade consolida sua missão de cuidar com responsabilidade, empatia e excelência — agora também com o reconhecimento da Anvisa como referência nacional em segurança do paciente.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

Comunicação Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)

Publicado em 02/05/2025