Lorena Barros e Mariana DurãesDo UOL, em São Paulo.
O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
O nome dele, escolhido hoje no conclave e foi anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios.
Pontífice usará o nome de Leão 14. O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, seguindo a tradição da Igreja Católica. “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”), afirmou.
O nome papal costuma homenagear santos, apóstolos ou ser uma referência a papas anteriores.
O último papa Leão é conhecido pela promulgação em 1891 da encíclica Rerum Novarum, primeira a tratar dos temas ligados à Doutrina Social da Igreja.
Ele lembrou o papa Francisco e saudou a “todos que precisam da nossa caridade, presença, diálogo e amor”.
Após surgir na sacada, o novo papa fez a bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro.
“Obrigado, papa Francisco”, disse ele, agradecendo a seus colegas cardeais por elegê-lo. Leão 14 dirigiu-se aos mais de 1,4 bilhão de católicos: “A paz esteja com todos vocês” foram suas primeiras palavras, em italiano com sotaque americano.
Era muito próximo do papa Francisco. Frequentemente descrito como discreto e reservado, Prevost passou anos mergulhando nas “periferias”, aqueles territórios que até então eram remotos ou negligenciados pela Igreja, assim como seu antecessor. Foi Francisco quem o chamou para o governo do Vaticano.
Publicado em 08/05/2025
Add Comment