AÇÕES DO PREFEITO SANDRO MABEL

Prefeito Mabel prestigia concerto em celebração ao mês de conscientização sobre autismo.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, prestigiou, na noite deste domingo (27/4), o concerto Sinfonia do Silêncio. Realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e o Instituto Fluir, o evento faz referência ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A apresentação ocorreu no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O concerto contou com a participação especial de dois grandes nomes da música, o DJ Hey Doc e o maestro Soliel-Son Goethe, da Orquestra Filarmônica de São Paulo, ambos autistas. Eles se apresentaram junto à Orquestra Sinfônica de Goiânia.

“Nós estamos trabalhando muito nessa causa autista, que consideramos muito importante. Temos conversado para que possamos realizar mais eventos como este. Queremos que eles sejam acolhidos em nossa rede, nas nossas escolas municipais, desde pequenininhos, quando forem detectados, e que tenhamos escolas com estrutura apropriada para recebê-los”, afirmou o prefeito. “Por isso, estamos desenvolvendo muitas salas de acolhimento”, acrescentou.

Mabel falou ainda sobre a intenção de ampliar essa rede de acolhimento na educação municipal, até alcançar todas as escolas da rede. “Por enquanto, pelo menos em cada bairro, quero que tenhamos salas de acolhimento nas quais a criança autista possa avançar cada vez mais, criando esse ambiente para elas. É difícil para uma mãe sair do trabalho, muitas vezes uma mãe mais simples, ter de deixar o trabalho para levar o filho a uma sessão especializada”, reconheceu o prefeito.

Karolyna de Freitas destacou que não estava no concerto como primeira-dama de Goiânia, mas como “mãe postiça” do DJ Hey Doc. “Vi esse menino crescer e sempre dizia que ele toca muito bem; ele sempre foi musical, desde criança e adolescente”, contou. “A música transcende a nossa vida, a nossa alma; ela faz com que tenhamos amor e une as pessoas”.

Nilson Magalhães, diretor da Orquestra Sinfônica de Goiânia, destacou a magnitude do evento e o papel do grupo. “A Orquestra Sinfônica de Goiânia completa 32 anos em 2025. É uma orquestra municipal, faz parte da Prefeitura de Goiânia e tem um dos poucos coros sinfônicos do país”, lembrou, agradecendo o apoio do secretário de Cultura, Uugton Batista, do prefeito Sandro Mabel e de todos os amantes da boa música.

A presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly, ressaltou a grandiosidade do concerto e sua importância para o turismo em Goiânia. “A Sinfonia do Silêncio, com certeza, é um evento que já está trazendo turistas para Goiânia e trará muito mais, quando se universalizar por todos os espaços dessa cidade belíssima”, afirmou. “Quando a nossa boca se cala, quando o silêncio chega, o nosso coração fala mais alto”.

O DJ Hey Doc definiu o projeto, realizado em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, como “lendário”. “Sempre fui muito apegado à orquestra. Desde criança, eu sempre ia. Ao mesmo tempo, sempre fui muito apaixonado por música eletrônica, e poder ver os dois mundos juntos, ainda mais por uma causa tão nobre e relevante hoje em dia, é impagável”, avaliou. “Este será o primeiro de muitos. São dois mundos muito diferentes, mas que vão se unir muito bem e conquistar o coração de muitas pessoas”, desejou.

A dentista Sâmia Ribeiro fez questão de ir ao concerto levando o filho de 8 anos, que é autista, e aprovou a ideia de unir abordagens musicais tão diferentes, desejando que venham mais edições. “Meu filho curte música, que é uma parceira na educação dos movimentos dele. Ele ama música, conhece todos os instrumentos. O sonho dele é ser DJ, é um hiperfoco dele, principalmente na música eletrônica”, relatou.

Concerto
O concerto é uma realização da Fluir Experiências, com apoio financeiro do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e do Governo de Goiás. Conta ainda com patrocínio da Sallo Jeans e apoio da Prefeitura de Goiânia e do Instituto Fluir.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Publicado em 28/04/2025