PRÓSTATA

Próstata, glândula do sistema reprodutor masculino, cuidados a serem tomados!

Próstata: o que é, funções, onde fica (e outras dúvidas ...

A próstata é uma glândula exócrina do sistema reprodutor masculino.

Em adultos, é do tamanho de uma noz, e tem um peso médio de cerca de 11 gramas, normalmente variando entre 7 e 16 gramas. A próstata está localizada na pelve. Ele fica abaixo da bexiga urinária e envolve a uretra.

O tipo mais comum de câncer de próstata é o adenocarcinoma. Portanto, quando a biópsia o menciona, significa que há o tipo histológico mais comum de câncer de próstata. Ela apresenta, ainda, a extensão dessa doença no fragmento e na totalidade da amostra, o que dá ao médico uma ideia do tamanho do tumor.

Ao examinar a biópsia, o patologista verifica o quanto o tumor se assemelha com uma célula normal da próstata e atribui uma nota.

– Mais baixa, para as células muito semelhantes a uma próstata normal.
– Mais alta, para as mais indiferenciadas, ou seja, diferentes do tecido normal e, portanto, mais agressivas.

O CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres. Estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens, de acordo com o INCA.

DIAGNÓSTICO

Geralmente, o câncer da próstata não apresenta sintomas até que atinja um estágio mais avançado. Por isso, é importante visitar seu médico para exames preventivos, afinal, essa ainda é a maneira mais eficaz de detectá-lo em uma situação na qual a cura é possível. Vale lembrar que a rotina inicial consiste na realização do exame de toque retal e exame de sangue. Essa rotina se inicia aos 50 anos de idade, faixa etária em que a doença pode começar a se manifestar.

EXAME RETAL

A próstata está localizada em uma região de fácil acesso pelo toque retal. Desse modo, o médico pode examiná-la em busca de assimetrias ou áreas endurecidas sugestivas de tumor.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA MULTIPARAMÉTRICA DA PRÓSTATA

Atualmente, é um método diagnóstico extremamente difundido e que ajuda muito no diagnóstico e na avaliação da extensão do câncer de próstata. Deve, preferencialmente, ser realizado antes da biópsia por algumas razões:

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB)

Geralmente a próstata apresenta um crescimento benigno durante toda a vida do homem e, após os 50 anos, esse crescimento torna-se mais frequente. Quando esse crescimento comprime o canal da urina (uretra), é possível observar os seguintes sintomas:

BIÓPSIA DE PRÓSTATA

A biópsia é a melhor maneira de se obter um diagnóstico definitivo da doença. Esse método consiste em colher fragmentos por amostragem (aleatoriamente ou guiado pela imagem da ressonância) da próstata para ser avaliado por um patologista no microscópio.

ULTRASSONOGRAFIA

A Ultrassonografia é o exame de imagem mais utilizado para a avaliação da hiperplasia prostática benigna (HPB). A partir desse exame, o médico pode extrair informações como o tamanho e a forma da próstata, a espessura da parede da bexiga (para saber se ela está muito musculosa, o que seria um sinal indireto de esforço mantido para urinar), o resíduo de urina que fica na bexiga após o paciente urinar e, até mesmo, se há alguma lesão sugestiva de câncer, divertículos ou cálculos na bexiga. Essas informações são de suma importância para que o urologista possa decidir qual o tratamento mais adequado ao seu caso.

About the author

Patricia Amaral

Add Comment

Click here to post a comment