AÇÕES DA PREFEITURA DE GOIÂNIA

Colheita em horta escolar reúne comunidade e reforça ações de agricultura urbana em Goiânia.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Lar de Matilde, em Goiânia, realizou a colheita de aproximadamente 100 quilos de hortaliças cultivadas no espaço da instituição. A ação faz parte do Projeto Horta Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de integrar a produção de alimentos ao cotidiano escolar.

Desde maio de 2023, o CEI mantém 14 canteiros de hortaliças e as mudas foram doadas pela BSA Soluções em Meio Ambiente. As crianças participaram do plantio, acompanhamento e colheita, sob orientação de profissionais do projeto, que desenvolvem oficinas e formações educativas no local.

Parte da produção é destinada à alimentação das crianças na própria unidade. O excedente é encaminhado ao Banco Municipal de Alimentos, que distribui para hospitais, orfanatos e famílias em situação de vulnerabilidade. De acordo com dados da Prefeitura de Goiânia, o CEI Lar de Matilde já distribuiu 538,75 quilos de alimentos para entidades cadastradas até abril de 2025.

Durante a atividade, o mascote Cenourão realizou apresentações pedagógicas com as crianças

O evento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Gisele Pereira Campos Faria, e do secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (SEDICAS), Diogo Franco. Durante a atividade, o mascote Cenourão realizou apresentações pedagógicas com as crianças.

O CEI Lar de Matilde funciona em convênio com a Prefeitura e é mantido pela instituição Irradiação Espírita Cristã. A horta comunitária faz parte de um conjunto de ações da gestão municipal para fortalecer a agricultura urbana, promover segurança alimentar e envolver a comunidade em atividades de educação ambiental.

Para a diretora do CEI Lar de Matilde, Izabela Mendes Martins, o projeto é muito importante na aprendizagem das crianças, complementa o ensino que recebem na sala de aula. “Por meio das formações na horta, as crianças assimilam valores sobre alimentação saudável, meio-ambiente e outros conhecimentos que compõem o currículo da educação infantil. Tudo isso faz parte da educação integral delas”, destaca a diretora.

Fotos: Sedicas

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Publicado em 16/04/2025