O Clube Jaó vem a público esclarecer os fatos provenientes da ação civil pública instaurada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), envolvendo a área de preservação ambiental localizada na Alameda Paraná, próxima à Rua da Divisa, no St Jaó.
A área que está em debate nunca foi invadida ou ocupada ilegalmente pelo Clube. São, na verdade, terrenos que foram devidamente (e onerosamente) adquiridos em 1988, e que encontram-se registrados no cartório de Registro de Imóveis competente, sob a titularidade do Clube Jaó.
Essa ação foi baseada na lei que delimitou o loteamento do Setor Jaó no ano de 1953. O croqui original do loteamento previa a instalação de um parque ou unidade de conservação ambiental na região. Para atender a essa finalidade, alguns lotes teriam sua titularidade transferida para a Prefeitura.
Contudo, depois de mais de 30 anos da instalação do loteamento, não havendo qualquer ação ou projeto para instalar o referido parque ou unidade de conservação, e estando a área ainda sob a titularidade do proprietário anterior, este a colocou à venda.
O Clube, então, comprou os terrenos (de forma legal) e só em 2013 tomou conhecimento da lei que originalmente destinava a área ao Município, quando foi formalizado o processo de reintegração de posse.
Também vale esclarecer que esses terrenos jamais foram edificados, pelo contrário, constituem apenas uma área de preservação ambiental que o Clube Jaó tem conservado e mantido livre de invasões desde a sua aquisição, na década de 80.
De lá pra cá, todas as intervenções no local foram para fins ambientais, como as diversas medidas aplicadas na recuperação da mata ciliar do Córrego Jaó e na preservação da fauna nativa.
Por essa razão, o Clube Jaó recorrerá da decisão de primeiro grau para revertê-la e, dessa forma, manter a propriedade dessas áreas. Nosso receio é que a procedência dessa ação possa ocasionar perdas significativas no processo de preservação que há décadas tem sido conduzido pelo Clube.
Importa ainda esclarecer, junto a nossos associados e alunos, que esta ação não diz respeito a nenhuma área da sede social do Clube Jaó e de forma alguma afetará nossas atividades.
Publicado em 16/04/2025
Add Comment