Investir em um negócio no setor de limpeza pode ser promissor para quem está de olho nas possibilidades de empreendimento. Desde a pandemia, a higiene e o bem-estar são cada vez mais valorizados, tanto é que o Brasil é o 4º maior mercado mundial de produtos de limpeza, com previsão de crescimento de 35% até 2027, segundo a Euromonitor International.
Já as franquias no segmento registraram uma alta 11,6%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Negócios de limpeza para o setor automotivo é outra possibilidade dentro desse nicho e foi nesse mercado que Marco Lisboa decidiu apostar. Ele é CEO e fundador da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo de investimento, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. A empresa planeja faturar R$ 15 milhões em 2025.
“Investir em produtos ecológicos, como limpeza a seco, atrai um público mais consciente e disposto a pagar mais por soluções sustentáveis. Uma lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da marca, esse número é zero. Outro ponto é que as pessoas estão em busca de praticidade, por isso a ideia de ir até o local escolhido pelo cliente para fazer esse serviço, sem que ele precise alterar a agenda para levar o carro para lavar, é funcional”, disse o fundador da Koala Car.
Recorrência
Muitos motoristas lavam o carro toda semana ou quinzenalmente, isso gera demanda recorrente para a empresa. Para além da lavagem, é possível oferecer: higienização interna, cristalização e polimento, enceramento, hidratação de bancos de couro e higienização do ar-condicionado.
“Isso aumenta o ticket médio por cliente e melhora a margem de lucro, que pode chegar até 30%, dependendo do modelo do veículo e localização do serviço”, explica Lisboa.
Baixo investimento
Limpeza é uma necessidade constante, independentemente do cenário econômico ou da região. Sejam nas cidades pequenas ou nas grandes capitais, há espaço para novas empresas se expandirem.
Abrir um negócio nesse segmento exige um investimento inicial relativamente baixo, principalmente se comparados a outros setores. É possível investir R$5 mil e faturar cerca de R$10 mil por mês, sem necessidade de abertura de loja ou ponto físico.
Publicado em 15/04/2025
Add Comment