SESC

Feira de Artesanato do Sesc Centro reúne artistas em Goiânia.

Feira de Artesanato do Sesc Centro reúne artistas em Goiânia

A Redação

Goiânia – Neste sábado (12/4), das 9h às 17h, o Sesc Centro recebe a Feira de Artesanato e Arte Popular, com a participação de 22 artesãos, mestres e artistas populares. O evento, que já integra o calendário cultural de Goiânia, promove exposição, venda de peças autorais e oficinas conduzidas pelos próprios expositores. A feira é um dos destaques para esses artistas, pois é o momento que eles têm de interagir com o público, com outros artesãos e de vender suas obras.

Trabalhos manuais, artesanato, arte popular e artes visuais são os quatro níveis artísticos apresentados pela Feira de Artesanato no Sesc Centro. O público poderá comprar peças das tipologias como tapeçaria, biojoias, bolsas jeans, arte em vidro, cerâmica, cestaria, fibras vegetais, madeira, livros sensoriais, dentre outras.
A exposição contará com trabalhos de artesãos, mestres artesãos e artistas populares das cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Hidrolândia e Morrinhos. Os destaques nesta edição são a artesã Rita Barbosa, criadora da marca La Madrecitta e faz bolsas bordadas em jeans reciclados; e o artista popular Joaquim Gardino, criador da marca Tria Design, que faz tapeçaria em tear manual.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, destaca que “o Sesc atua na área da cultura como propagador de vivências e valores, além de acompanhar de perto a renovação permanente da diversidade cultural. Por isso mesmo, desenvolvemos ações em rede, a exemplo da Feira de Artesanato e Arte Popular. Atestamos que com este formato de programação, garantimos o fortalecimento da produção e o acesso do público em um espaço amplo, adequado e especialmente montado para receber centenas de pessoas”.
Por vezes os artistas enfrentam dificuldades para encontrar locais para expor e vender suas produções e a parceria com o Sesc torna-se uma vitrine para eles. Essa feira é uma atividade que amplia a visibilidade dos artesãos e fortalece o mercado local, contribuindo para o desenvolvimento econômico e da identidade cultural de Goiás. “O Sesc cumpre com sua missão ao realizar uma programação cultural acessível, diversa, plural, idealizada e planejada por nossas equipes que não medem esforços para oferecer o que há de melhor desse setor para o público”, enfatiza o presidente do Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Sesc Senac, José Roberto Tadros.
Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc Senac Goiás, reforça que “a feira incentiva a produção artística, a exposição de diferentes saberes, expressões e experiências dos artesãos, além de ser uma janela de oportunidade para ampliar os laços do público com os expositores e a nossa cultura.”
Os artesãos que vão expor suas peças nesta edição da Feira de Artesanato no Sesc Centro são das cidades de Anápolis: Filipe Camargo, cerâmica decorativa; Aparecida de Goiânia: Carlos Antônio, escultura em cerâmica; Elismar Santos, luminárias; Guilherme Castro Borges, escultura em madeira; João Sacerdote, escultura em madeira; Maicon, escultura; de Goiânia: Alda Assis, biojoias; Kate Flor, livros lúdicos sensoriais; Suzana Dourado, arte em vidro; Rita Barbosa, bolsas bordadas em jeans reciclado; Rayssa Nasser, cerâmica artesanal; Karine Brasil, joias em cerâmica; Malaquias Belo, rabecas; Joaquim Gardino, tapeçaria; Miryam Lemos, cerâmica esmaltada; Sandra Carvalho, macramê; Jana, bolsas de crochê; Juliana Alvim, pintura em cerâmica; Katiane Francis, fibras; José Inácio, cerâmica; de Hidrolândia: Terra Bordada, bordados em tecidos; e de Morrinhos: Neires Aparecida, colares bordados.
O Sesc é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Serviço
Evento: Feira de Artesanato e Arte Popular
Data: amanhã (sábado – 12/4)
Horário: das 9h às 17h
Local: Sesc Centro – Rua 19 – Centro – Goiânia (GO)
Indicação: livre e entrada gratuita
Publicado em 12/04/2025

About the author

Patricia Amaral

Add Comment

Click here to post a comment