Por Redação do ge — Santiago, Chile
A trágica noite em Santiago pode custar caro ao Colo-Colo. De acordo com o jornal “La Tercera”, o clube corre o risco de ser excluído da Libertadores devido aos incidentes no duelo contra o Fortaleza, que resultaram na morte de dois torcedores e na invasão de campo que provocou a suspensão do jogo.
De acordo com o regulamento da Conmebol, casos de interrupção de jogos e invasão de campo podem ser punidos com a desclassificação da equipe, desde que o clube seja considerado responsável pelo incidente.
– O clube em questão pode ser desclassificado dos próximos torneios organizados pela Conmebol. A Conmebol tomará futuras medidas conforme corresponda, como a suspensão do clube de qualquer outra competição da Conmebol – diz o trecho do Código Disciplinar citado pelo jornal.
Além da exclusão, o Colo-Colo também está sujeito a pagar todos os custos correspondentes à remarcação da partida, bem como arcar com os prejuízos causados pela confusão.
– A Comissão Disciplinar da Conmebol determinará o valor dos danos ocasionados ou os prejuízos financeiros depois de considerar as circunstâncias de cada caso em particular e as provas disponíveis – diz o Código Displinar.
Comitê ainda vai decidir sobre retomada do jogo
Em nota enviada ao ge, a Conmebol informou que só após análise do incidente pelo Comitê Disciplinar da entidade será definido se a partida será remarcada ou não. Caso seja cancelada e se o Colo-Colo for considerado culpado pela confusão, o Fortaleza poderá ser declarado vencedor do confronto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/j/h/YgXT9xSKSAq6BpgC73IQ/000-39xf7u8.jpg)
Entenda o caso
A partida entre Colo-Colo e Fortaleza foi cancelada após quase duas horas de paralisação devido à invasão de torcedores dentro do gramado, além do arremesso de barras de ferro em direção ao campo. O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos terminou sem gols com a bola rolando.
Dois torcedores do Colo-Colo morreram atropelados por uma viatura da polícia fora do estádio, o que gerou revolta de parte da torcida. Eles teriam 18 e 13 anos. Segundo o periódico La Tercera, houve uma confusão na entrada e cerca de 10 torcedores foram presos. Feridos também foram levados para centros de saúde.
Em uma primeira nota oficial, a Conmebol lamentou as mortes dos torcedores. Na sequência, confirmou o cancelamento da partida através das redes sociais. Não deixou claro, porém, se o jogo seria remarcado ou não. A confirmação veio apenas na madrugada desta sexta-feira.
Publicado em 11/04/2025
Add Comment