A transformação digital na indústria foi tema central do Seminário Inovação 360: Indústria Inteligente, realizado terça-feira (25), no Senai Hub Goiás, em Goiânia. Promovido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o evento reuniu especialistas e lideranças para debater o impacto da Inteligência Artificial (IA) na produtividade e competitividade do setor industrial.
O encontro contou com a presença de nomes de referência no mercado, como Fabio França, diretor de Supply Chain e Tecnologia do Grupo Piracanjuba; Lucas Assis, fundador e CEO da startup Synkar; e Leandro Vieira, head Omnichannel e Inovação da Rennova. A mediação ficou a cargo de Celso Camilo, cofundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Inovação aplicada – Além das discussões sobre a evolução da IA na indústria, o seminário trouxe cases práticos de inovação aplicada em processos e produtos.
O Grupo Piracanjuba apresentou avanços em gestão de TI, gestão de serviços, gerenciamento de projetos e aprimoramento operacional. A startup Synkar destacou seu projeto de robótica para logística, com o desenvolvimento de um “robô-entregador” – um carrinho autônomo e 100% elétrico, voltado para otimizar entregas e reduzir custos logísticos. Já a Rennova compartilhou experiências na área de governança e sobre a implantação de projeto na área de IA corporativa.

Para o presidente do CDTI, Luciano Lacerda, o evento reforçou a importância da modernização da indústria e a necessidade de adoção estratégica da IA. “A inteligência artificial está redefinindo padrões de eficiência e mudando os modelos de negócio. Indústrias que não investirem nessa transformação podem perder competitividade”, alertou.
Nesse sentido, Celso Camilo, professor da UFG e mediador do debate, complementou que a “transformação digital é muito mais sobre transformação do que digital. É muito mais sobre cultura e pessoas do que ferramentas”. Para ele, o grande desafio é transformar a cultura das organizações.
Com um público diversificado, formado por empresários, profissionais e estudantes, o evento mostrou que a Inteligência Artificial não é apenas uma tendência, mas uma realidade para o crescimento do setor industrial.
Publicado em 27/03/2025
Add Comment